
O Porto de Maceió completou, no último dia 20 de outubro, 85 anos de operações, sendo um grande responsável pelo desenvolvimento econômico e logístico do estado de Alagoas. Localizado em uma posição estratégica do litoral nordestino, o terminal tem se modernizado para ampliar sua eficiência operacional e atratividade para investimentos.
O porto, recentemente vem avançando nas áreas de infraestrutura, na logística e no cuidado ambiental, com ações que já se refletem em números concretos, como o aumento da movimentação de cargas e o crescimento do número de navios de passageiros. Só na na temporada 2024/2025, o porto registrou a entrada de mais de 30 navios de cruzeiro e 140 mil passageiros, consolidando Maceió como um dos principais destinos do Nordeste para o turismo marítimo.
Entre as obras em andamento com recursos próprios da Administração do Porto de Maceió (APMC), estão a construção de uma nova sede administrativa, aquisição de nova balança, reforma da sede do Setor de Operações Portuárias e modernização do ISPS Code, nome dado ao sistema internacional de segurança portuária.
Com recursos captados de instituições públicas e privadas, estão previstas obras de melhoria no Pátio de Triagem e no Passeio do Porto, a recuperação de armazéns e a aquisição de equipamentos, como guindaste portuário móvel e shiploader. A sustentabilidade ocupa lugar de destaque para a administração do porto, por isso, também estão previstas ações para implementar mecanismos de mitigação de impactos ambientais, reforçando o equilíbrio necessário entre desenvolvimento econômico e responsabilidade socioambiental.