Entre os dias 16 e 17 de maio, o estacionamento do Maceió Shopping foi palco da Semana S, evento nacional que acontece simultaneamente em todo o Brasil com o objetivo de fortalecer o comércio no país. Em Alagoas, a iniciativa é realizada pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, em parceria com sindicatos empresariais e a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Segundo Felipe Dietschi Falcão, diretor regional do Senac Alagoas, mais de 5 mil pessoas passaram pelo evento, onde foram realizadas 50 ações, entre atendimentos, oficinas, desfiles e shows. Durante o evento, o Senac Alagoas ofereceu serviços de beleza e bem-estar gratuitos, como consultoria de imagem, design de sobrancelhas, revitalização de pele e massagem relaxante. A programação também incluiu oficinas especializadas em maquiagem e penteados.
A tecnologia também marcou presença no espaço do Senac Alagoas com a experiência de realidade virtual aumentada através da Imersão Senac, onde participantes poderão explorar novas dimensões com o uso de óculos de última geração.
A Unidade Móvel de Gastronomia do Senac Alagoas apresentou também um cardápio especial com receitas temáticas de São João em formato de cozinha-show, onde chefs profissionais prepararam ao vivo delícias como brigadeiro de milho, croquete de milho e pipocas especiais. Durante o encerramento de cada uma das noites do evento, atrações musicais se apresentaram para animar o público. Toda a programação foi gratuita, com o pedido de que cada participante levasse 1kg de alimento não perecível para entrar no evento. As doações foram destinadas ao programa Mesa Brasil do Sesc, beneficiando instituições carentes cadastradas.
“O evento reuniu empresários, estudantes e profissionais de diversas áreas, promovendo qualificação e visibilidade em um só espaço”, diz Felipe Dietschi. “Ações como essas conectam conhecimento, inovação e oportunidades, criando um ambiente fértil para o aprendizado. Além disso, a população teve acesso a uma programação diversificada, com serviços de saúde, lazer e cultura, contribuindo para a inclusão e valorização do cidadão alagoano”, conclui.
O diretor regional também destaca o compromisso do Senac Alagoas com a formação de profissionais com o objetivo de estimular o empreendedorismo como uma forma de promover transformações sociais. “A Semana S reforça o nosso posicionamento como agente de qualificação de qualidade, pois o nosso papel vai além da sala de aula: queremos preparar nossos alunos para os desafios reais do mercado, conectando teoria, prática e oportunidades concretas”, comenta Dietschi. “Dessa forma, consolidamos uma trajetória de apoio contínuo ao desenvolvimento profissional e à realização dos sonhos daqueles que buscam crescer por meio da educação”.
“Alagoas tem um enorme potencial no campo da economia criativa, impulsionado por sua diversidade cultural, gastronomia regional e o destaque turístico. Esses elementos, aliados à criatividade do povo alagoano, formam uma base sólida para negócios inovadores com forte identidade local”, afirma Felipe Dietschi. “O empreendedorismo criativo no Estado tem se destacado justamente por unir tradição e inovação — e o Senac Alagoas trabalha para potencializá-los, qualificando profissionais que transformam ideias em empreendimentos que valorizam a cultura local e movimentam a economia”, conclui.