
O Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste (BNB) injetou R$ 109,7 milhões em crédito na economia da Paraíba entre janeiro e setembro de 2025. O dado reflete a expansão do programa no estado, que ampliou de 20 para 34 projetos, um crescimento de 70% em relação ao ano anterior.
O Prodeter atua em 15 territórios, do Litoral ao Sertão, com 60% das iniciativas voltadas para o meio rural (como pecuária, fruticultura e apicultura) e 40% para setores urbanos (como indústria de móveis e turismo). A atuação do BNB tem forte viés inclusivo, priorizando grupos vulneráveis, como mulheres, populações negras e indígenas, e núcleos familiares com pessoas neurodivergentes.
Um exemplo dessa inclusão é o ProdeTEA, no Brejo paraibano, que busca gerar renda e criar ambientes de trabalho inclusivos para famílias atípicas ligadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo Izidro Soares, gerente executivo do BNB na Paraíba, o sucesso do programa reside em associar a oferta de crédito orientado à capacitação técnica e à adoção de tecnologias, aumentando a produtividade e competitividade. O Prodeter inova ao buscar a integração com modelos emergentes como a Economia Solidária e Circular e a Economia Criativa.
O programa lançará em dezembro novos Planos de Ação Territorial (PATs) para o Vale do Piancó, Zona da Mata Norte e Alto Sertão, contando com parcerias estratégicas com entidades como Sebrae-PB, UFPB e IFPB para impulsionar o crescimento das cadeias produtivas.