
Incentivar o empreendedorismo feminino e valorizar a atuação das mulheres na indústria do Rio Grande do Norte. Com esse objetivo, a Federação das Indústrias do Estado (FIERN) lançou, no dia 21 de maio, o programa Ela Faz Indústria.
Voltado a empresárias em posições de liderança de micro e pequenas indústrias, o projeto integra o PROCOMPI – Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias, desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o SEBRAE, e é executado no estado pela FIERN.
O programa foi desenvolvido em três etapas: uma imersão conduzida pelo consultor Fábio Scannavino, especialista em gestão empresarial, prevista para junho; mentorias individuais; e a mastermind “Protagonista da Sua Liderança”, que promove troca de experiências, aprendizado e desenvolvimento pessoal, estimulando autoconhecimento e autoconfiança.
Kesiane Santana, gestora do PROCOMPI no Rio Grande do Norte, ressaltou a relevância de ampliar a participação feminina no setor. “Apresentamos cases de líderes que vêm transformando mercados e superando barreiras culturais e estruturais. Queremos evidenciar o protagonismo feminino e suas habilidades para gerir negócios de sucesso”, afirmou. Segundo ela, a parceria com instituições locais e nacionais possibilita oferecer suporte, mentorias e capacitação prática, preparando as mulheres para ocuparem cargos de liderança.
O programa também busca fortalecer a competitividade das micro e pequenas indústrias comandadas por mulheres. “A curto prazo, queremos aumentar engajamento e confiança; a longo prazo, almejamos crescimento dos negócios, expansão de mercados e consolidação de redes de apoio feminino no setor industrial”, explicou Kesiane.
Susie Macêdo, assessora executiva da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN, destacou os desafios enfrentados pelas mulheres, como disparidades salariais, estereótipos de gênero e estruturas conservadoras. “É necessário adotar estratégias concretas para superar barreiras institucionais e culturais que limitam o avanço feminino”, afirmou.
O lançamento contou com um painel de debates mediado por Katarina Alcântara, reunindo mulheres de destaque no setor industrial e empresarial. Elas compartilharam experiências, estratégias de liderança e reflexões sobre dupla jornada, comunicação transparente e valorização da sensibilidade como diferencial competitivo.
Imersão reúne lideranças de 11 setores industriais
Nos dias 25 e 26 de junho, empresárias, gestoras e líderes de 11 setores industriais do Rio Grande do Norte participaram da imersão do programa, promovida pela FIERN em parceria com o SEBRAE-RN, por meio do PROCOMPI. O evento foi realizado no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na Casa da Indústria, e conduzido pelo consultor da CNI, Fábio Scannavino. Serão abordados temas como gestão, liderança, vendas e negociação, competências essenciais para o protagonismo feminino.
O público-alvo incluiu diretoras da FIERN, proprietárias de indústrias filiadas aos sindicatos, empresárias da FIERN Jovem, gerentes industriais e outras tomadoras de decisão. A seleção priorizou mulheres em posições de liderança nas micro e pequenas indústrias do estado.
Kesiane Santana destacou o impacto esperado da imersão: “A ideia é que cada participante saia do evento com ferramentas para aplicar imediatamente em seus negócios e crie conexões que fortaleçam a rede de mulheres na indústria potiguar. A experiência também será um diferencial no desenvolvimento da liderança das participantes”.
Susie Macêdo acrescentou que, segundo dados da CNI, apenas 24% dos postos na indústria brasileira são ocupados por mulheres, evidenciando o potencial de crescimento da participação feminina no setor. “Estimular a presença das mulheres em diferentes funções e níveis de liderança contribui para o desenvolvimento social e econômico do estado”, afirmou.
Fábio Scannavino, com quase três décadas de experiência, atua como mentor, palestrante e treinador internacional em Gestão Empresarial, Vendas, Liderança e Inteligência Emocional. Ele já liderou equipes premiadas pelo Great Place to Work e ocupou posições executivas de destaque.
A imersão reforça o compromisso da FIERN em promover equidade de gênero, fortalecer micro e pequenas indústrias lideradas por mulheres e consolidar uma rede de apoio feminino no setor industrial potiguar.
Metodologia do programa
O Ela Faz Indústria combina teoria e prática de liderança, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais e a valorização do protagonismo feminino. A proposta é formar novas líderes, aumentar autoconfiança e autoconhecimento das participantes, contribuindo para uma indústria mais inclusiva, inovadora e competitiva. Kesiane Santana reforça: “Quando mulheres ocupam espaços de decisão, todos ganham: empresas mais fortes, equipes engajadas e um setor industrial mais resiliente”.