Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
16 de outubro de 2025 18:03

Recife recebe 2,5 milhões de euros da França para reabilitação urbana e inclusão social

Recife recebe 2,5 milhões de euros da França para reabilitação urbana e inclusão social

Investimento francês vai apoiar projetos de revitalização do centro histórico, transição ecológica e mobilidade urbana na capital pernambucana
Foto: Reprodução

O centro histórico do Recife receberá um investimento de 2,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 15 milhões) destinados a reabilitação urbana, inclusão social e transição ecológica. O financiamento será viabilizado pelo projeto Facilidade de Financiamento das Coletividades Territoriais Francesas (Ficol) e terá sua assinatura oficial durante a Missão da Delegação de Nantes, na França, que se estende até 18 de outubro.

O recurso dará continuidade às ações do projeto VUCO – Viver o Urbano Caminhando e Ocupando, que já requalificou trechos do centro histórico, entre a Praça da Independência e o Pátio de São Pedro, com foco em mobilidade urbana, segurança e inclusão social.

Segundo a Prefeitura, o investimento reforça o compromisso de transformar o Recife em um território de inovação e inclusão, contando com apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Desde 2003, Recife e a cidade francesa de Nantes mantêm cooperação internacional voltada à inovação urbana e sustentabilidade, consolidada em 2023 com um novo acordo-quadro de cooperação válido até 2027.

França-Brasil: Pavilhão cultural e festival

Durante a visita da delegação francesa, foi inaugurado o Pavilhão França-Brasil, no Pátio de São Pedro, como parte do festival REC’n’Play 2025. O espaço oferecerá programações culturais e gastronômicas gratuitas ao público e foi inaugurado no dia 15 de outubro.

No total, o governo francês aplicou mais de R$ 500 mil em ações culturais dentro do festival, fortalecendo o intercâmbio internacional e promovendo experiências de cultura e gastronomia para a população recifense.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

der pi
Recife
gás natural
Construnordeste
Enseada
porto de recife
cana-de-acucar
Senac
43353_Original
caminhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }