O centro histórico do Recife receberá um investimento de 2,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 15 milhões) destinados a reabilitação urbana, inclusão social e transição ecológica. O financiamento será viabilizado pelo projeto Facilidade de Financiamento das Coletividades Territoriais Francesas (Ficol) e terá sua assinatura oficial durante a Missão da Delegação de Nantes, na França, que se estende até 18 de outubro.
O recurso dará continuidade às ações do projeto VUCO – Viver o Urbano Caminhando e Ocupando, que já requalificou trechos do centro histórico, entre a Praça da Independência e o Pátio de São Pedro, com foco em mobilidade urbana, segurança e inclusão social.
Segundo a Prefeitura, o investimento reforça o compromisso de transformar o Recife em um território de inovação e inclusão, contando com apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Desde 2003, Recife e a cidade francesa de Nantes mantêm cooperação internacional voltada à inovação urbana e sustentabilidade, consolidada em 2023 com um novo acordo-quadro de cooperação válido até 2027.
França-Brasil: Pavilhão cultural e festival
Durante a visita da delegação francesa, foi inaugurado o Pavilhão França-Brasil, no Pátio de São Pedro, como parte do festival REC’n’Play 2025. O espaço oferecerá programações culturais e gastronômicas gratuitas ao público e foi inaugurado no dia 15 de outubro.
No total, o governo francês aplicou mais de R$ 500 mil em ações culturais dentro do festival, fortalecendo o intercâmbio internacional e promovendo experiências de cultura e gastronomia para a população recifense.