Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
15 de outubro de 2025 16:26

Renan Filho anuncia reinclusão de Pernambuco no traçado da Transnordestina durante Fórum Nordeste 2025

Renan Filho anuncia reinclusão de Pernambuco no traçado da Transnordestina durante Fórum Nordeste 2025

Licitação para retomada da ferrovia deve ser lançada em outubro, fortalecendo desenvolvimento econômico e logístico do estado
Foto | Divulgação – Transnordestina Logística S/A

Durante a abertura do Fórum Nordeste 2025, na segunda-feira (1º), no Mirante do Paço, em Recife, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a reinclusão de Pernambuco no traçado da ferrovia Transnordestina e o lançamento da licitação para a retomada da construção do trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape, previsto para outubro. O trecho havia sido retirado do projeto pela gestão anterior, mas é considerado prioridade pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Quando licitarmos, quero voltar aqui para dar a ordem de serviço e anunciar que a Transnordestina voltou não só no Nordeste, mas também em Pernambuco. Isso será um grande impulso para o desenvolvimento do estado”, afirmou Renan Filho. O ministro reforçou que não há estratégia de desenvolvimento regional sem a inclusão de Pernambuco, destacando o compromisso do governo federal com o Nordeste.

Fórum Nordeste 2025 destaca transição energética

A 14ª edição do Fórum Nordeste 2025, promovida pelo Grupo EQM, reuniu autoridades, empresários e especialistas para discutir energias renováveis e desenvolvimento sustentável na região. Entre os presentes estavam a governadora Raquel Lyra, o prefeito do Recife João Campos, o presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta, ministros e parlamentares.

O anfitrião, Eduardo de Queiroz Monteiro, destacou o protagonismo do Nordeste na transição energética, citando investimentos em energia solar, biogás, SAF (Combustível de Aviação Sustentável) e outras fontes renováveis. O evento também evidenciou a necessidade de alinhamento entre políticas públicas e iniciativas privadas para acelerar o crescimento sustentável, em um ano marcado pela realização da COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA).

O presidente da Câmara, Hugo Motta, ressaltou o papel do setor sucroalcooleiro na competitividade internacional: “O setor sucroalcooleiro do Nordeste se supera a cada ano, traz competitividade e podemos destacar como protagonistas no mercado internacional”.

Debates sobre bioenergia e mobilidade eclética

Durante o fórum, a pauta abordou também bioenergia e inovação tecnológica. O diretor da ANP, Pietro Adamo Sampaio Mendes, destacou a importância da bioenergia na transição energética e a liderança brasileira na produção de biocombustíveis. Já o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Igor Calvet, reforçou que “o futuro do mundo não é apenas elétrico, o futuro é eclético”, sinalizando a diversidade de soluções energéticas para o setor automotivo.

O anúncio da reinclusão de Pernambuco no traçado da Transnordestina e a discussão sobre energias renováveis reforçam a relevância do Nordeste no desenvolvimento logístico e sustentável do país, promovendo investimentos estratégicos e o fortalecimento da economia regional.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Construnordeste
Enseada
porto de recife
cana-de-acucar
Senac
43353_Original
caminhão
Shopee
polo RN
Moura (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }