Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
23 de setembro de 2025 12:07

Sebrae Alagoas desenvolve programa para impulsionar exportação de pequenos empreendedores

Sebrae Alagoas desenvolve programa para impulsionar exportação de pequenos empreendedores

Programa tem a capacidade de impulsionar o desenvolvimento de toda a economia do estado e sua cadeia produtiva

 

Sebrae Alagoas promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas | Foto: Reprodução
 Foto: Reprodução

Apesar de ter produtos presentes em 82 países, as exportações de Alagoas ainda são, em sua grande maioria, commodities, como o açúcar. Além disso, o estado envia apenas 0,18% das exportações do Brasil, com Alagoas ocupando o 21º lugar no ranking nacional. Para transformar essa realidade, o Sebrae Alagoas, em parceria com a ApexBrasil, desenvolveu o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), focado no estado nordestino.

A iniciativa tem como objetivo preparar 50 micro e pequenas empresas alagoanas para exportar seus produtos para mercados internacionais nos próximos dois anos. O programa é totalmente gratuito para as empresas participantes e oferece diagnóstico empresarial, treinamento em comércio exterior e planos personalizados.

A meta, segundo o Sebrae Alagoas, é diversificar a presença econômica do estado no mundo. Segundo Gilson Borges, analista de negócios do Sebrae Alagoas, o principal objetivo da empresa com o PEIEX é promover o desenvolvimento e a competitividade dos pequenos negócios alagoanos, mostrando que é possível para o pequeno empresário exportar e conquistar mercado fora do Brasil.

Gilson Borges também cita que com o tarifaço imposto pelo governo dos EUA para exportações brasileiras desde agosto, ações buscando a diversificação de mercados, como o PEIEX, são cada vez mais necessárias. “Também é importante mostrar aos empresários que existem mercados atrativos e rentáveis que eles podem aproveitar, passando por esse momento turbulento de forma estratégica”, diz o analista.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em 2024, 61 empresas exportaram a partir de Alagoas, número 17,3% maior em relação ao ano anterior, porém, o valor total exportado caiu 9,3% no mesmo período. Segundo especialistas, a principal justificativa para esses números é a concentração das exportações em produtos de baixo valor agregado, como as commodities.

Para Gilson Borges, o PEIEX é apresentado pelo Sebrae como uma oportunidade para a cadeia produtiva de Alagoas transformar essa realidade e especializar mais suas exportações. Por isso, para o programa, que ainda está na fase de prospecção de empresas participantes, as companhias não serão escolhidas de acordo com o setor, atitude que visa dar oportunidades para todos que tenham potencial para exportar produtos do estado.

Diversidade

Em Alagoas existem mais de 580 mil empresas registradas, um território imenso para ser explorado pelo programa. Por isso, Borges relata que, devido a essa grande diversidade de possíveis exportadores, o PEIEX aposta em estratégias totalmente personalizadas para a realidade de cada companhia. “Após identificar o real interesse e a capacidade produtiva para exportação, o técnico responsável busca quais mercados demandam o produto ou serviço do cliente e monta um plano de exportação com a documentação necessária, caminhos, parceiros e possibilidades”, explica o analista. “A entrega é sempre focada na necessidade do cliente”, conclui.

Para o Sebrae Alagoas, esse programa tem a capacidade de impulsionar o desenvolvimento de toda a economia do estado e sua cadeia produtiva. “É a busca por empresas mais competitivas que fortalece a economia do estado”, diz Gilson Borges. “Um ecossistema empresarial competitivo, capaz de entregar valor para mercados externos e, ao mesmo tempo, produzir bens e serviços para o mercado interno, é a base para tornar o estado mais forte e desenvolvido”, conclui.

A expectativa é que, ao final do ciclo de qualificação, Alagoas não apenas aumente sua participação percentual nas exportações nacionais, mas também construa uma pauta exportadora mais robusta, diversificada e resiliente.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

NE - 1
empreendedorismo feminino
Transformação ecológica nordeste
cesta básica
Energia eólica
cOPPP
operação sergipe
Latam
ponte
Compesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }