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7 de setembro de 2024 08:55

Sebrae discute ações empreendedoras com foco em comunidades e potencial turístico alagoano

Sebrae discute ações empreendedoras com foco em comunidades e potencial turístico alagoano

Instâncias do turismo fazem balanço de ações durante encontro; palestras contemplaram também potencial gastronômico do estado e capacitação de trade turístico

As boas práticas influenciam e levam à perfeição, seja qual for a área. Por isso, na última terça-feira (20), o Sebrae virou palco do 1° Encontro das Instâncias de Governança Turística e promoveu troca de experiências ao reunir todos os envolvidos no setor do turismo alagoano entre secretários, gestores privados representando instituições como ABIH, Abrasel e ABAV, além do próprio trade turístico. Na oportunidade, o potencial de desenvolvimento de comunidades foi tema da palestra de Luciana Balbino, empreendedora social e líder comunitária.

Durante o evento, Balbino abordou a história da Comunidade Chã de Jardim, no interior da Paraíba – localizada no município de Areia, a 118 km de João Pessoa, que se desenvolveu através do empreendedorismo e turismo criativo. Na comunidade, foi criado um ecossistema econômico que beneficia pequenos agricultores, artesãos e jovens, que ao invés de deixar a comunidade, concluíram curso superior e passaram a contribuir em sua evolução.

“Foi engrandecedor contar um pouquinho da minha experiência como líder de uma comunidade rural que hoje tem sete empreendimentos, com geração de mais de 70 empregos diretos e mais de 200 famílias beneficiadas indiretamente. Isso tudo engloba Alagoas porque através do empreendedorismo aliado ao turismo toda e qualquer comunidade pode se desenvolver, assim como nós nos desenvolvemos”, destacou a empreendedora social.

Em 2021, o Sebrae formou e fortaleceu a governança das instâncias. A partir do final de 2022, iniciou o projeto de mapeamento e formatação de rotas turísticas gastronômicas para as regiões, como explica a trainee em gestão de projetos do Sebrae Alagoas, Alanna Klengues.

“As rotas, além de gastronômicas, tem ênfase no turismo de experiência e base comunitária, ninguém melhor para falar sobre essa temática do que Luciana Balbino, o seu case é um dos maiores no nordeste e com certeza é alguém em quem as instâncias se inspiram muito. Nesse sentido, o evento foi todo pensado para gerar uma experiência para as instâncias enquanto é apresentado o trabalho que o Sebrae vem desenvolvendo junto com elas”, ressalta Klengues.

Além das palestras, o evento contou com painéis temáticos apresentados por cada uma das instâncias turísticas, com os seus principais cases de sucesso. E para representar a importância da gastronomia dentro do potencial turístico, o momento contou com a participação do Chef Serginho Jucá que criou um menu exclusivo contemplando as rotas turísticas gastronômicas das regiões.

“É uma alegria enorme contar com a participação de um dos chefs mais renomados de Alagoas, o menu criado por Serginho não só engloba elementos ícones da gastronomia de cada região como também apresenta a riqueza e potencialidade da gastronomia de Alagoas”, complementa Alanna.

No encontro, estiveram presentes os representantes das regiões da Grande Maceió, Lagoas, Mares e Rios do Sul, Costa dos Corais, Quilombos, Agreste, Caatinga e Cânions do São Francisco.

Trade turístico em debate

O trade turístico também foi pauta no encontro a partir da palestra de Carla Procópio, que abordou o tema com foco na importância da capacitação na área. Para Renata França, gestora do projeto de Atendimento à Cadeia do Turismo do Sebrae, o assunto vem como ponto indispensável para o amadurecimento e fortalecimento do setor em Alagoas de forma contínua.

“Em nossa convivência com os atores do trade turístico de todo o estado, uma das reclamações mais recorrente dos empresários é a falta de capacitação dos profissionais ligados ao setor, em temas complementares à atividade de turismo, como atendimento, idiomas, sustentabilidade, inclusão e acessibilidade, inovação e tecnologia e o papel do turismo na economia estadual. Por isso, achamos importante trazer esse tema para enfatizar e conscientizar os membros do trade e integrantes das instâncias de Turismo sobre a devida importância da capacitação de forma constante”, reforçou França.

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