Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
21 de outubro de 2024 11:44

Secretário da Paraíba está entre os pesquisadores mais influentes do mundo

Secretário da Paraíba está entre os pesquisadores mais influentes do mundo

Claudio Furtado, da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Paraíba, é um dos 20 pesquisadores da UFPB reconhecidos no ranking global da Elsevier e da Universidade de Stanford.
Claudio Furtado, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties) | Foto: Reprodução
Claudio Furtado, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties) | Foto: Reprodução


Claudio Furtado, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties), foi reconhecido entre os 2% de pesquisadores mais influentes do mundo. O dado faz parte de um ranking internacional divulgado pela editora Elsevier em parceria com a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

O levantamento, que inclui mais de 20 pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), avalia o impacto dos cientistas com base em fatores como número de citações, publicações, índice de coautoria, entre outros.

Furtado, que também é professor do Departamento de Física da UFPB, conta com mais de 5.800 citações de artigos científicos no Google Acadêmico ao longo dos últimos 24 anos. Suas pesquisas se concentram em áreas como Física da Matéria Condensada e Teoria de Campos em espaços curvos, abordando temas como defeitos topológicos, fases geométricas, computação quântica, fundamentos de mecânica quântica, variáveis de loop, modelos análogos gravitacionais na matéria condensada e propriedades eletrônicas do grafeno.

Para o professor, estar no ranking é um reflexo de seu compromisso com a pesquisa. “Essa inclusão no ranking reflete o compromisso contínuo com a pesquisa científica de excelência”, afirmou Furtado. Ele acrescentou que o levantamento demonstra “o impacto gerado por suas contribuições no cenário acadêmico e científico mundial”.

Além de suas contribuições científicas, Claudio Furtado exerceu cargos de gestão dentro da UFPB, sendo chefe do Departamento de Física e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física. Ele também presidiu a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB). Desde janeiro de 2019, é secretário executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba e, desde 2023, com o desmembramento da pasta, passou a liderar a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior.

Outros pesquisadores paraibanos também foram mencionados no ranking, como o professor Knut Bakke Filho, do Departamento de Física da UFPB. Outro destaque é o professor Rômulo Alves, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que integra os Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) e Etnobiologia e Conservação da Natureza (PPGEtno).

Este reconhecimento evidencia a relevância da pesquisa científica desenvolvida na Paraíba e o impacto global das contribuições dos seus pesquisadores.

Com informações de Paraíba Business.

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

alagoas-e-o-destino-turistico-ideal-para-o-feriadao
Renan Filho, e o governador de Alagoas, Paulo Dantas, oficializaram a ordem de serviço para a duplicação da BR-424 | Foto: Assessoria
Captura de tela de 2024-10-18 12-36-32
Claudio Furtado, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties) | Foto: Reprodução
Voo entre Salvador e Paris será operado pelo moderno Airbus A350 | Foto: Reprodução
gptw
WhatsApp-Image-2024-10-17-at-08.52.51
mulheres-no-campo-2
Safra encerra com resultados significativos, mesmo diante dos desafios impostos pelas condições climáticas | Foto: Reprodução
1ace977e-b832-4f95-9812-27340eb73eaf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }