
Com o passar dos anos, Alagoas se mostrou um polo de crescimento econômico importante. O estudo “Cenário Econômico”, do Banco do Brasil, apontou que a economia alagoana cresceu acima do esperado em 2024, encerrando o ano com 3,9% a mais do Produto Interno Bruto (PIB). O principal motivo desse aumento foi o setor de serviços, que teve uma expansão de 5,7%, refletindo a retomada do consumo e fortalecimento do comércio e turismo local.
Como forma de se aproximar dos segmentos representativos da área de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vem apoiando cada vez mais eventos da área. Segundo Felipe Dietschi, diretor regional do Senac Alagoas, no último ano a instituição percebeu e apoiou movimentos de entretenimento voltados para o ecossistema de inovação, junto ao município e estado. “Participamos e apoiamos o evento Roga DX (o maior encontro da comunidade Tech do Nordeste), e o seminário de Economia Digital (promovido pela Fecomércio). Também somos parceiros da Secretaria de Turismo do Estado na promoção da Escola do Turismo, projeto voltado para qualificação dos alagoanos para melhorar a qualidade dos serviços voltados ao turista. Além disso, fazemos parte do Fetipat (Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas), por meio do qual fomentamos o cumprimento da cota do Programa de Aprendizagem pelas empresas alagoanas.” diz.
O Senac participou recentemente da Beauty and Hair, maior feira de beleza do Nordeste, que aconteceu no início de abril. Durante o evento, diversos profissionais e fornecedores de cosméticos apresentaram seus produtos e serviços, e o Senac esteve como a principal escola que qualifica os profissionais do segmento. Felipe ressalta, também, que apoiam eventos e ações promovidos pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), levando oficinas e aulas-show de Gastronomia, que reforçam o Senac Alagoas como referência na formação de profissionais para o segmento de Gastronomia.
Escuta ativa é essencial no mapeamento de eventos estratégicos
O SENAC tem estruturado seu apoio a eventos que representam os segmentos de Comércio de Bens, Serviços e Turismos em Alagoas através de ações estratégicas que permitem a apuração das melhores oportunidades para sua presença. Dietschi explica que a instituição realiza uma escuta ativa de mercado com foco nas empresas contribuintes, estreitando o relacionamento com esses públicos que sinalizam sobre a realização dos eventos. “Com o apoio da Fecomércio AL e sindicatos, atentamos aos eventos que se relacionam com nosso público e projetam o nosso negócio. Além disso, realizamos uma clipagem estratégica por meio da qual monitoramos as tendências e oportunidades de mercado, sinalizando às unidades educacionais a fim de alinhar as estratégias de divulgação do portfólio e prospecção de clientes. A participação em eventos faz parte dessa estratégia.”
O diretor explica que os critérios utilizados pelo Senac para selecionar os eventos em que apoiam são: presença e aceitação do público-alvo, segmento de atuação, sustentabilidade, alinhamento com a diretriz estratégica nacional – que são divididas em três segmentos: ações de endomarketing (voltadas ao cliente interno), eventos institucionais e eventos sistêmicos – , e reputação da empresa/instituição que busca apoio e alinhamento de propósito institucional. “A participação nesses eventos amplia a autoridade da instituição, despertando o interesse de prefeituras, instituições públicas e privadas, e o interesse da população em geral em fechar parcerias e comprar turmas com o Senac AL. Prova disso é que, para 2025, estamos negociando a abertura de duas novas unidades: em Coruripe e Santana do Ipanema, demandas geradas a partir de relacionamentos iniciados em eventos institucionais e ações promocionais.”
Para mensurar o impacto do envolvimento da instituição na qualificação profissional e na inserção de pessoas no mercado de trabalho local, Felipe explica que, nos eventos, realizam ações de prospecção por meio de games de ativação de marca, que levam o público a Landing Pages – página web otimizada para um único objetivo: converter visitantes em clientes. Esses contatos são trabalhados com estratégias de relacionamento que os fazem adentrar na jornada de compra até a conversão em venda. Já a taxa de absorção dos egressos pelo mercado de trabalho, é mensurada pela equipe do Banco de Oportunidades, que está sempre presente nos eventos para divulgar os serviços de recrutamento e encaminhamento para entrevistas de emprego, atendendo à demanda das empresas cadastradas, além de palestras e orientações de preparação dos candidatos para processos seletivos.
Iniciativas da instituição beneficiam empreendedores locais
O Senac Alagoas desenvolve diversas iniciativas que beneficiam os empreendedores locais e pequenos negócios, já que uma das suas marcas formativas é a atitude empreendedora, que evidencia a capacidade de desenvolver, propor e utilizar diferentes estratégias diante de desafios, com vistas a implementar mudanças no ambiente de trabalho ou criar novos negócios. “Essas iniciativas levam o aluno do Senac a criar novas ideias, identificar oportunidades, demonstrar iniciativa, autonomia e dinamismo em diferentes situações de trabalho”, diz Felipe. Confira algumas dessas iniciativas:
- Programa Senac de Gratuidade (PSG)
Iniciativa que oferece cursos totalmente gratuitos para pessoas de baixa renda. O objetivo é promover a inclusão social por meio da qualificação profissional, criando oportunidades reais de acesso ao mercado de trabalho ou ao empreendedorismo.
- Parcerias com o Ecossistema de Inovação e instituições diversas
O Senac Alagoas mantém parcerias ativas, que fortalecem o ecossistema empreendedor e aproximam os alunos do mercado real.
- HUB SENAC ALAGOAS
Como parte da ampliação de suas ações de inovação e empreendedorismo, o Senac Alagoas lançará o HUB SENAC ALAGOAS, no segundo semestre deste ano, que atuará em três frentes principais:
- Criação de soluções inovadoras para empresas contribuintes;
- Fomento ao empreendedorismo entre alunos e ex-alunos, incentivando a criação de startups;
- Disseminação de oportunidades por meio de editais e chamadas públicas, conectando ideias a fontes de fomento.
“A instituição já oferece ações significativas para apoiar o público empreendedor e está dando passos importantes para fortalecer e ampliar essas iniciativas, especialmente com o lançamento do HUB no segundo semestre de 2025”, diz o diretor regional do Senac Alagoas.
Instituição planeja expansão em 2025
O Senac planeja realizar quatro fóruns setoriais: o primeiro deles integrando as áreas de Saúde, TI e Turismo. Será um evento de entrega à escuta realizada em 2024, onde empresas desses segmentos relataram dificuldades com relação às soft skills. Os outros três fóruns serão realizados em formato de escuta dos segmentos de Beleza, Gastronomia e Moda, com o objetivo de elaborar programações customizadas, focadas em atender às necessidades dessas áreas.
Felipe afirma também que a instituição realizará o primeiro Congresso de Educação, o “I CONGREDU – Congresso Interconectivo de Educação” cujo objetivo é reunir palestrantes nacionais para discutir a nova forma de educar. “O fórum de aprendizagem já faz parte de nosso calendário anual. Por meio dele, reunimos aprendizes, empresas, auditores fiscais do trabalho e autoridades para destacar a importância do programa de aprendizagem para o desenvolvimento das empresas e do estado.”