
De olho no aumento da demanda no setor de serviços durante o período de festas, o Senac Alagoas oferecerá uma formação especial focada em comidas natalinas. O curso vai abordar o preparo de produtos típicos da época, como panetones recheados e doces temáticos.
Para Tina Purcell, gerente de Gastronomia e Turismo do Senac Alagoas, o Senac decidiu criar essa formação especial após perceber uma tendência de aumento na procura de seus cursos de gastronomia durante o período que antecede o fim do ano. “Muitos estudantes buscam se profissionalizar em áreas específicas, como panificação e confeitaria, para aproveitar a demanda sazonal e oportunidades de negócios surgidas nessa época”, diz a gerente. “Relatos do setor mostram crescimento que pode chegar a 30% nas matrículas a partir de outubro, correspondente à preparação para o mercado dessas festas”, conclui.
Segundo Purcell, o objetivo do curso de Comida Natalina é oferecer uma oportunidade para pessoas que já trabalham no ramo de panificação e confeitaria ampliarem seus conhecimentos em preparos específicos para o Natal. “Essa oportunidade representa não apenas uma forma de ampliar seus ganhos financeiros, mas também de fortalecer sua presença no mercado, diversificar suas ofertas e conquistar novos clientes para além da temporada”, comenta Tina Purcell.
Além disso, a gerente do Senac também destaca a importância de períodos de alta demanda, como o Natal, para gerar uma renda extra para pessoas que trabalham com gastronomia. “A geração de renda extra no fim do ano é de grande importância para aqueles que atuam na confeitaria e culinária em geral, pois esse período concentra uma demanda elevada por produtos típicos das festas”, afirma Tina Purcell. “Para quem empreende ou trabalha informalmente, essa renda extra assume um papel ainda mais significativo. Muitas vezes, esses trabalhadores não contam com estabilidade financeira de modo que o aumento nas vendas do fim do ano pode significar o sustento da família, do investimento no negócio e da inclusão social”, conclui.
O curso de Comida Natalina terá uma carga horária de 20 horas e será oferecido para pessoas que comprovem sua atuação no setor gastronômico ou que já tenham realizado outra formação em hospitalidade ou alimentação. O curso será realizado na Unidade de Gastronomia do Senac Alagoas, em Maceió, entre os dias 24 e 28 de novembro, das 8 às 12 horas. Durante o curso, serão ministradas aulas focadas em preparos tradicionais de natal com técnicas básicas e insumos acessíveis.
Para a matrícula, interessados devem comparecer a uma Central de Atendimento do Senac em Maceió com RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, autodeclaração de renda e comprovação de experiência fornecida por uma empresa na área de hospedagem ou alimentação ou certificado de curso na área de hospitalidade ou alimentação.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com as centrais de atendimento do Senac Alagoas através do telefone 0800 082 2005 ou pelo WhatsApp (82) 2122-7858.