Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
9 de fevereiro de 2026 15:09

Senac Alagoas oferece mais de 720 bolsas de estudos para cursos profissionalizantes em outubro

Senac Alagoas oferece mais de 720 bolsas de estudos para cursos profissionalizantes em outubro

“Esse tipo de ação possibilita a inclusão produtiva, aumenta a empregabilidade e estimula o empreendedorismo local”, afirma a gerente do Senac
Foto: Reprodução/Internet

O Senac Alagoas está com inscrições abertas para 720 vagas em cursos profissionalizantes com bolsas de estudo totalmente gratuitas para o mês de outubro. As oportunidades abrangem diversas áreas e vem em um momento chave para a especialização profissional, dada a proximidade do período de alta nos setores de serviços e turismo. As vagas estão distribuídas pelas unidades de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e União dos Palmares.

Segundo Natália Marques, gerente de programas sociais do Senac Alagoas, os principais destaques incluem formações nas áreas de tecnologia, beleza, moda, administração, gastronomia e turismo. “Considerando o perfil do público que busca bolsas de estudos, os cursos com maior potencial de procura  são aqueles que oferecem rápida inserção no mercado de trabalho”, comenta Natália Marques. “Entre eles, destaco cursos voltados para assistente administrativo e financeiro, cabeleireiro, barbeiro, salgadeiro e os voltados à área de tecnologia, como programador web e aplicações web com Python”.

O oferecimento de bolsas de estudos para unidades na capital e no interior também é uma forma do Senac Alagoas democratizar o ensino profissional no estado. “A existência de uma rede capilarizada, como a do Senac Alagoas, que atende tanto à região metropolitana de Maceió quanto o interior do estado, é de extrema importância, já que essa estrutura permite que oportunidades de formação cheguem a públicos diversos, respeitando as especificidades socioeconômicas e culturais de cada localidade”, afirma a gerente. “Além disso,  a capilaridade da rede do Senac Alagoas não apenas amplia o alcance das políticas de inclusão educacional, como também contribui para o desenvolvimento regional, promovendo oportunidades reais de transformação social e econômica em todo o estado”, complementa.

Além disso, a chegada do período de festas e da alta temporada turística em Alagoas também impulsiona a demanda por profissionais com uma formação sólida dentro da economia do estado. “Essa sazonalidade intensifica a oferta de possibilidades de trabalho nas áreas ligadas ao setor de serviços, como hotelaria, gastronomia, atendimento ao cliente, idiomas e beleza, tanto por parte de empresas que buscam reforçar suas equipes temporárias quanto por empreendedores que desejam aproveitar o aumento do fluxo turístico para oferecer serviços próprios”, explica Natália Marques. “A qualificação rápida e direcionada oferecida pelo Senac pode ser o diferencial para conquistar uma vaga temporária, iniciar um negócio próprio ou até mesmo garantir uma colocação efetiva no mercado”, diz a gerente.

Para Natália Marques, o compromisso do Senac Alagoas com uma formação de qualidade para pessoas de baixa renda se reverte em desenvolvimento e transformação econômica para o estado. “Esse tipo de ação possibilita a inclusão produtiva, aumenta a empregabilidade e estimula o empreendedorismo local”, afirma a gerente. “Portanto, investir na oferta de bolsas para cursos profissionalizantes é investir no capital humano do estado, promovendo redução das desigualdades e fortalecimento da economia local”.

Podem se candidatar às bolsas integrais os candidatos cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários-mínimos federais. As inscrições para bolsas de estudo devem ser feitas presencialmente nas unidades Senac de Maceió e Arapiraca.

As datas estipuladas para a matrícula em cada curso podem ser encontradas nos editais presentes na página do Programa Senac de Gratuidade. Para a inscrição, os candidatos devem levar cópias originais de RG e CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e documento com autodeclaração de renda. Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com as centrais de atendimento do Senac Alagoas através do telefone 0800 082 2005 ou pelo WhatsApp (82) 2122-7858.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

image (1)
e88191cb33acbe843d70ee6b60f835c9
Água
fruticultura
Prédios em João Pessoa 2
IBS
fiocruz
Sertão cearense
TJ RN
concessão parques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }