Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
30 de outubro de 2025 15:53

SENAI Alagoas amplia oferta de cursos profissionalizantes e reforça empregabilidade no estado

SENAI Alagoas amplia oferta de cursos profissionalizantes e reforça empregabilidade no estado

Cursos são realizados em três unidades, distribuídas em Maceió e Arapiraca; inscrições podem ser feitas online ou presencialmente
Instalações dos cursos contam com maquinários disponíveis também no mercado | Foto: Mateus Beurlen

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Alagoas tem se consolidado como referência em qualificação profissional, oferecendo desde cursos técnicos até capacitações de curta duração voltadas para diferentes segmentos da economia. A instituição, que mantém unidades em Maceió e Arapiraca, aparece entre as mais bem avaliadas do país, com média de desempenho acima do índice nacional.

O SENAI/AL conta com turmas em áreas estratégicas como eletrotécnica, petroquímica, automação industrial, logística, química e segurança do trabalho. Os cursos são oferecidos nos bairros do Poço e Benedito Bentes, em Maceió, e no bairro Primavera, em Arapiraca. 

Além dos cursos técnicos, a instituição também aposta em formações rápidas, voltadas a quem busca inserção imediata no mercado. Entre as opções, estão qualificações em confeitaria, marcenaria, eletricista predial, excel avançado e até formação para mestre de obras. Os valores podem ser parcelados em até 12 vezes, tornando o acesso mais viável para diferentes perfis de estudantes.

De acordo com Kelly Acioli, Supervisora Técnica de Educação Profissional e Serviços de Tecnologia e Inovação, a contribuição social do SENAI é profunda e multifacetada. “Nós oferecemos não só qualificação, mas também inclusão social, abrindo portas para o primeiro emprego e para a progressão de carreira, o que pode transformar vidas, com a possibilidade de ascensão social e profissional”, destaca.

Ela afirma que os cursos podem ser acessados por diversos públicos, inclusive menores de idade, através do programa Aprendizagem Industrial, que conta com uma parceria com empresas locais. A contratação dos estudantes é feita diretamente por essas empresas, após a qualificação teórica e prática realizada pelo SENAI. A faixa etária para ingresso é de 14 a 24 anos, de acordo com a demanda do mercado, e pessoas com deficiência podem participar sem limite de idade.

Foco em empregabilidade fomenta a economia local

Para facilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho após o fim da formação, a entidade conta com ferramentas como o SENAI Conecta, uma plataforma exclusiva que conecta alunos e empresas através da divulgação de vagas.

A supervisora reforça ainda que, por ser uma instituição conceituada socialmente, os alunos que são formados lá já saem bem vistos pelos contratantes. “A reputação da instituição e a qualidade do ensino são amplamente reconhecidas, o que torna os formandos do SENAI altamente desejados pelas indústrias”, aponta.

Um outro ponto importante é que as formações têm foco nas habilidades práticas. Os laboratórios e centros de formação contam com recursos tecnológicos de ponta, que garantem que o aluno tenha contato, ainda na formação, com o que vai encontrar de melhor e mais atualizado no mercado, aumentando sua produtividade. As excelentes estruturas dos polos contam com cursos alinhados às necessidades do setor produtivo. A instituição afirma acreditar que o aprendizado é mais eficaz quando o aluno é previamente exposto ao ambiente real de trabalho.

Kelly Acioli afirma que o SENAI promove qualificação e inclusão social através de seus cursos | Foto: Mateus Beurlen

Ainda de acordo com Kelly Acioli, a maior parte dos concluintes de cursos técnicos já termina os estudos empregada ou consegue uma oportunidade de emprego logo após a formação. “Com isso, nós fortalecemos a economia, garantindo que a indústria local tenha acesso a uma mão de obra qualificada e competitiva, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de Alagoas”, afirma.

Como buscar seu curso e se inscrever?

Os programas ofertados podem ser conferidos no site do SENAI (https://al.senai.br/), assim como em cada uma das unidades, presentes na capital e no Agreste, por alunos de todo o estado. Além da área industrial, os cursos também formam profissionais para segmentos como moda, alimentação e gestão, fortalecendo a economia local.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Ministério dos transportes
Unimed Recife
algodão bahia (1)
MA
equipe
Invest pi
sem_titulo-1_70
mulheres no agro (2)
Porto-de-Natal-1
Mulheres no agro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }