Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
9 de fevereiro de 2026 13:06

Sergipe bate recorde histórico de empregos formais em 2025

Sergipe bate recorde histórico de empregos formais em 2025

Estado supera 360 mil trabalhadores com carteira assinada e registra crescimento acima da média nacional, segundo o Caged
Foto: Arthuro Paganini

Sergipe encerra 2025 com resultados históricos no mercado de trabalho. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na terça-feira (30) e analisados pelo Observatório do Trabalho da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), mostram que o estado alcançou 360.527 trabalhadores com carteira assinada, o maior número já registrado.

Em novembro, Sergipe apresentou saldo positivo de 1.974 novos postos de trabalho formais. No acumulado de 2025, foram criadas 17.839 vagas. Já no recorte dos últimos 12 meses, entre dezembro de 2024 e novembro de 2025, o saldo foi de 15.707 novos empregos.

O desempenho colocou Sergipe entre os estados com maior crescimento proporcional do País. A variação relativa do estoque de empregos foi de 0,55% em relação a outubro de 2025, garantindo ao estado a quinta colocação no ranking nacional e a quarta no Nordeste.

De acordo com o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, os números refletem não apenas a expansão do mercado de trabalho, mas também a melhoria da qualidade das ocupações e da renda média. Segundo ele, o resultado é consequência de políticas públicas voltadas à qualificação profissional e ao fortalecimento da confiança do setor produtivo.

Entre os marcos destacados pelo governo estadual está o fato de Sergipe ter passado a contar com mais trabalhadores formais do que famílias beneficiárias do Bolsa Família. Outro ponto ressaltado é a conquista da maior renda média do Nordeste, segundo dados oficiais.

A geração de empregos em novembro foi puxada principalmente pelo setor do Comércio, que respondeu por 975 novos postos de trabalho. Em seguida aparecem os Serviços, com 527 vagas, a Construção Civil, com 425, e a Indústria, com 197 postos formais.

Além do crescimento do emprego, Sergipe também registrou avanço nos indicadores de desocupação. No terceiro trimestre de 2025, o estado atingiu a menor taxa de desemprego da sua série histórica, iniciada em 2012. O índice ficou em 7,7%, reforçando a trajetória de melhora do mercado de trabalho local.

Para 2026, a expectativa do governo é de manutenção do ritmo de crescimento. A projeção inclui ampliação do emprego formal, fortalecimento de setores estratégicos da economia e expansão das políticas de qualificação profissional, com foco na consolidação de um mercado de trabalho mais robusto e inclusivo no estado.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

image (1)
e88191cb33acbe843d70ee6b60f835c9
Água
fruticultura
Prédios em João Pessoa 2
IBS
fiocruz
Sertão cearense
TJ RN
concessão parques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }