Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
9 de fevereiro de 2026 13:52

Sergipe firma parcerias na COP30 e avança em agenda de desenvolvimento sustentável

Sergipe firma parcerias na COP30 e avança em agenda de desenvolvimento sustentável

Comitiva estadual participa de encontros estratégicos em Belém, apresenta plano de economia verde e assina acordos com instituições nacionais e internacionais

A participação de Sergipe na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) tem rendido acordos considerados estratégicos para o avanço das políticas ambientais e científicas do Estado. A comitiva sergipana, composta por representantes da Seplan, Semac, Adema e Agência Desenvolve-SE, tem dedicado a semana a reuniões, apresentações e articulações com autoridades nacionais e internacionais em Belém (PA).

Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, a atuação do Estado na conferência reforça o compromisso com uma agenda climática sólida e de longo prazo. “As agendas e acordos firmados durante a COP30 representam um compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável a longo prazo. Sergipe mostra ao país e ao mundo que estamos prontos para liderar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável no Nordeste”, afirmou.

Estado apresenta plano de economia verde e celebra novos acordos ambientais

Durante a programação, a comitiva apresentou o Plano Sergipano de Economia Verde (PSEV), que reúne iniciativas voltadas à sustentabilidade econômica, como expansão de energias renováveis, infraestrutura verde e participação no mercado de carbono. A equipe também participou de painel promovido pelo OPEC Fund, discutindo financiamento internacional para governos subnacionais.

Um dos principais anúncios da agenda foi a assinatura de um protocolo de intenções com o BNDES, garantindo R$ 50 milhões para ações de reflorestamento pelo projeto Florestar-SE: Velho Chico, coordenado pela Semac. O Estado também firmou um Memorando de Entendimento (MOU) com Shenzhen, na China, para cooperação técnico-científica na restauração de manguezais e projetos de carbono azul.

A agenda internacional incluiu ainda reuniões com autoridades da Argentina e do Japão, buscando novas parcerias e intercâmbio institucional. Julio Filgueira também conduziu encontro com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para avaliar oportunidades de cooperação com o país europeu.

A comitiva participou ainda de debate promovido pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) sobre o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). O grupo também recebeu um manifesto da organização social sergipana Athena, que apresentou propostas ligadas às ações climáticas. “Quando falamos de sustentabilidade, meio ambiente, de construir um futuro melhor para nós e as próximas gerações, não há como pensar nisso sem um papel ativo da juventude”, afirmou o gestor do projeto, Rafael Gama.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

image (1)
e88191cb33acbe843d70ee6b60f835c9
Água
fruticultura
Prédios em João Pessoa 2
IBS
fiocruz
Sertão cearense
TJ RN
concessão parques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }