Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
15 de outubro de 2025 15:52

Setor de loteamentos tem desempenho expressivo na região metropolitana de Fortaleza

Setor de loteamentos tem desempenho expressivo na região metropolitana de Fortaleza

Venda de lotes cresceu 89% em volume de unidades e registrou um aumento de 130% no Valor Geral de Vendas no primeiro trimestre de 2025
Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

Segundo pesquisa feita pelo Sindicato da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), em parceria com a Brain Inteligência, o setor de loteamentos na região metropolitana de Fortaleza teve um desempenho expressivo no primeiro trimestre de 2025. Os dados mostram que a venda de lotes no local cresceu 89% em volume de unidades e registrou aumento de 130% no Valor Geral de Vendas (VGV). Patriolino Dias de Sousa, presidente do Sinduscon Ceará afirma que “esses dados reforçam a pujança do setor e confirmam a consolidação de alguns municípios como vetores estratégicos de expansão urbana.” Em fevereiro deste ano, o VGV chegou a R$ 120,2 milhões, reflexo direto da valorização dos imóveis e da crescente demanda por espaços planejados, acessíveis e com potencial de retorno.

A valorização dos imóveis, aliada à busca por espaços planejados e infraestrutura qualificada em Fortaleza, tem impulsionado esse movimento em cidades como Aquiraz, Eusébio, Maracanaú e Caucaia, que têm se consolidado como polos de expansão urbana por diversos fatores, como a disponibilidade de terrenos com preços acessíveis, melhoria na infraestrutura viária e a realização de investimentos públicos e privados, além de oferecerem qualidade de vida e facilidade de acesso à capital. “Esse é um reflexo do dinamismo do setor e da busca por soluções habitacionais mais integradas ao perfil da nova classe média cearense”, diz Patriolino.

No entanto, para garantir que os novos empreendimentos atendam a critérios sociais e adequados nesses municípios, é necessário comunicação constante com as prefeituras e órgãos reguladores das principais cidades. Por isso, o Sinduscon atua de forma propositiva, buscando contribuir com o aperfeiçoamento da legislação urbanística e com a qualificação técnica dos processos de aprovação de empreendimentos. “Nosso objetivo é assegurar que o crescimento urbano se dê com responsabilidade, atendendo tanto às exigências legais quanto às necessidades sociais, como acesso a infraestrutura, mobilidade e equipamentos públicos”, diz o presidente do Sindicato.

A Terra Brasilis Urbanismo, empresa que tem mais de 20 anos de atuação no Ceará, observa como a mudança de comportamento das famílias impacta o setor. “Hoje, os empreendimentos não são apenas sinônimo de moradia. São uma oportunidade real de investimento, com potencial de valorização acima da média e segurança patrimonial”, afirma Thiago Prado, gerente comercial da Terra Brasilis Urbanismo.

Disputa ou complementaridade entre Fortaleza e os novos polos?

Com o boom de loteamentos em outras cidades da região metropolitana de Fortaleza, há o questionamento sobre a disputa entre Aquiraz, Eusébio, Maracanaú e Caucaia com a capital. Patriolino Dias acredita que a relação é de complementaridade entre elas: “Fortaleza continua sendo o principal centro econômico e administrativo do Estado, mas o fortalecimento dos municípios vizinhos contribui para o equilíbrio do crescimento urbano e a desconcentração populacional. Esse modelo de desenvolvimento metropolitano é saudável, pois favorece a integração regional e amplia as oportunidades de investimento e moradia.”

Ainda assim, há alguns diferenciais que esses municípios oferecem e têm vantagem em relação à capital, como condições mais atrativas para o empreendedor –  maior disponibilidade de terrenos e preços mais acessíveis – , celeridade nos trâmites burocráticos e adoção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano ordenado. Esses fatores favorecem o crescimento e estimulam novos investimentos no local.

O Sinduscon-CE atua como articulador entre setor produtivo, poder público e a sociedade, por isso, para um crescimento sustentável no setor de loteamentos, promovem boas práticas, defendem marcos regulatórios mais eficientes e incentivam a responsabilidade socioambiental. Além disso, Patriolino Dias afirma que o Sindicato busca apoiar iniciativas que valorizem a ocupação planejada do território e a inclusão social, contribuindo para um desenvolvimento urbano mais equilibrado e sustentável.

Com infraestrutura em plena expansão, com shoppings, escolas, supermercados, farmácias e polos de serviço, a região metropolitana de Fortaleza assume um novo protagonismo urbano, e os loteamentos têm se tornado investimentos estratégicos.

As perspectivas para os próximos 5 a 10 anos no setor no Ceará são bastante positivas para o presidente do Sinduscon, já que continuará sendo um vetor importante do desenvolvimento urbano e da geração de empregos. “Com o avanço das políticas habitacionais, o fortalecimento da infraestrutura regional e a maior integração entre os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, esperamos um ciclo sustentável de crescimento”, finaliza Patriolino Dias.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Construnordeste
Enseada
porto de recife
cana-de-acucar
Senac
43353_Original
caminhão
Shopee
polo RN
Moura (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }