
Durante missão oficial à China, a governadora Raquel Lyra afirmou que a CRRC (China Railway Rolling Stock Corporation), maior fabricante mundial de trens, sinalizou interesse em participar da concessão e da modernização do Metrô do Recife. A empresa é referência global no setor metroferroviário e pode se tornar um ator relevante na reestruturação do sistema.
A informação foi dada ao Poder360 e marca um novo desdobramento nas negociações para atrair capital estrangeiro ao transporte urbano de Pernambuco. O Estado busca novos vagões, tecnologia e um aporte federal de R$ 1 bilhão para iniciar as obras de requalificação. A governadora citou que a estimativa atual para modernização do sistema está na ordem de R$ 3,5 bilhões.
Perfil da CRRC e presença no Brasil
A CRRC é a maior fabricante mundial de trens e participa de projetos ferroviários em diversos países. No Brasil, já forneceu composições para linhas metroferroviárias em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, além de atuar em projetos de expansão e modernização de frotas. A entrada da companhia nas negociações de Pernambuco pode destravar o processo de concessão e atrair novos financiadores.
BNDES conduz estudo de concessão
O estudo de modelagem para concessão do Metrô do Recife está em elaboração pelo BNDES. O banco confirmou que o trabalho segue em andamento e, por essa razão, ainda não pode divulgar detalhes técnicos ou financeiros sobre a proposta.
A concessão é vista pelo governo estadual como a via principal para garantir investimentos robustos, ampliar a eficiência operacional e reduzir a dependência da CBTU, responsável pela gestão atual.
Estado busca ampliar fontes de investimento
Em resposta ao Investindo Por Aí, a Secretaria de Projetos Estratégicos (SEPE) de Pernambuco destacou que, ciente da necessidade de viabilizar grandes investimentos para o metrô do Recife, o Governo do Estado procurou, desde 2023, o governo federal para tratar do tema. A nota lembra que Pernambuco chegou a pleitear recursos no Novo PAC/Seleções, sob responsabilidade da CBTU.
Segundo a SEPE, o governo federal está coordenando estudos sobre a concessão dos serviços metroviários na Região Metropolitana do Recife (RMR). Independentemente de tais discussões em andamento, o Estado segue buscando mais investimentos imediatos que ofereçam maior segurança e melhores condições de prestação de serviços aos usuários.