Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
9 de fevereiro de 2026 22:27

Startup baseada na UFPE cria produtos de alto valor agregado a partir do bagaço da cana-de-açúcar

Startup baseada na UFPE cria produtos de alto valor agregado a partir do bagaço da cana-de-açúcar

A pesquisa coordenada pela empresa abrange a criação de processos para produzir xilitol, sorbitol, lignina, biogás, biometano e hidrogênio a partir de diversas biomassas
Foto: Reprodução/Internet

A Biotec Tecnologia e Inovações, startup pernambucana incubada na UFPE, está criando produtos de alto valor agregado a partir do bagaço da cana. Liderada por Santulla Bernardes, engenheira química e doutora pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a empresa está  transformando o bagaço de cana-de-açúcar, material improdutivo, em xilitol e sorbitol, dois tipos de adoçantes naturais, além de lignina.

A escolha por essa pesquisa surgiu após Santulla Bernardes trabalhar mais de 15 anos no setor sucroenergético, onde a engenheira identificou um excesso de bagaço mal aproveitado no setor industrial. Com o apoio do professor Nelson Medeiros, ela iniciou sua pesquisa no Departamento de Engenharia Química da UFPE, buscando unir conhecimento científico com as demandas do mercado.

A pesquisa coordenada pela empresa abrange a criação de processos para produzir xilitol, sorbitol, lignina, biogás, biometano e hidrogênio a partir de diversas biomassas feitas a partir do bagaço da cana. Um dos principais parceiros da Biotec é a usina Trapiche, que forneceu o bagaço de cana necessário para a pesquisa.

Os processos da startup incluem etapas rigorosas de pré-tratamento, extração, purificação e secagem. Já com as certificações internacionais necessárias, a Biotec pretende oferecer seus materiais para mercados exigentes e que procurem produtos sustentáveis criados a partir de tecnologia de ponta e métodos inovadores.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

e88191cb33acbe843d70ee6b60f835c9
Água
fruticultura
Prédios em João Pessoa 2
IBS
fiocruz
Sertão cearense
image (1)
TJ RN
concessão parques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }