Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
9 de fevereiro de 2026 12:58

Sudene aprova incentivos fiscais apresentado por 11 empresas inseridas em estados nordestinos

Sudene aprova incentivos fiscais apresentado por 11 empresas inseridas em estados nordestinos

A indústria têxtil, química, alimentos, derivados de petróleo, além de projetos nas áreas de turismo e infraestrutura estão entre os setores atendidos
Placa de incentivo da Sudene
Placa de empreendimento incentivado pela Sudene | Reprodução

Em reunião realizada em Recife (PE) recentemente, a Diretoria Colegiada da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) atendeu aos pedidos de concessão de incentivos fiscais apresentados por 11 empresas que estão inseridas em seis estados nordestinos.

As empresas contempladas com os benefícios fiscais estão localizadas nos seguintes estados: Alagoas (1), Bahia (3), Maranhão (1), Paraíba (2), Pernambuco (2) e Rio Grande do Norte (2). A indústria têxtil, química, alimentos, derivados de petróleo, além de projetos nas áreas de turismo – no segmento hoteleiro – e   infraestrutura – como esgotamento sanitário e transporte – estão entre os setores atendidos.

Ao todo, foram analisadas 11 propostas, dez delas referente a redução de 75% do Imposto de Renda devido e uma para a aplicação de 30% imposto em novos investimentos, por meio do mecanismo de reinvestimento.

Mais de R$65 milhões em recursos privados foram disponibilizados a essas empresas para viabilizar as atividades, fortalecendo a economia das regiões em que estão localizadas. Juntas, esses empreendimentos possuem 1.289 empregos diretos e contribuem para a criação de outras 255 vagas indiretas.

O incentivo ocorre pelos próximos 10 anos a partir da sua homologação, considerando o lucro real apresentado pelos empreendimentos. Durante este período estabelecido, a Autarquia irá realizar vistorias periódicas para acompanhar a aplicação dos recursos conforme dispositivos legais.

Neste ano de 2025 a Sudene, por meio da coordenação-geral de incentivos e benefícios fiscais, já aprovou 60 pedidos de incentivos fiscais. Os investimentos privados registrados pelas empresas superam R$325 milhões de reais.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

image (1)
e88191cb33acbe843d70ee6b60f835c9
Água
fruticultura
Prédios em João Pessoa 2
IBS
fiocruz
Sertão cearense
TJ RN
concessão parques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }