A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz (FWF), firmou nesta semana um convênio com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes e apoiar iniciativas de empreendedorismo. O acordo foi celebrado no Salão Nobre do Palácio da Cidade e prevê mais de 100 cursos gratuitos para a população.
De acordo com o prefeito Silvio Mendes, a meta é abrir novas possibilidades de renda e inclusão no mercado de trabalho. “É um convênio que a gente assina agora com o Instituto Federal, o reitor Paulo e o Kleber Montezuma, para que possamos fazer mais de cem cursos profissionalizantes. Tem também a parte de financiamento através do Banco do Nordeste, e a gente abre vagas para mais de 2 mil pessoas que vão aumentar a possibilidade de arranjar um trabalho ou montar o próprio negócio. Que todos possam viver bem e ter mais renda para que a gente possa viver com mais dignidade’’, disse o gestor.
Capacitação e financiamento
O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, também destacou o impacto da ação para as áreas mais vulneráveis da cidade. “Primeiro, a gente tem que celebrar essa parceria, entre o Instituto Federal e a prefeitura que vai trazer educação, capacitação e qualificação para mais de duas mil pessoas da região periférica de Teresina,; o recurso está sendo fomentado tanto pela Caixa Econômica como pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Acho que toda a equipe da Prefeitura, todo o Instituto vai dar um salto de qualificação e de qualidade, sobretudo para a população de Teresina’’, pontuou o reitor.
O presidente da Fundação Wall Ferraz, Kleber Montezuma, explicou que o convênio inclui também a oferta de crédito facilitado para os participantes. “Temos uma parceria interessante com o Banco do Nordeste, que através dessa parceria o pessoal poderá acessar créditos. Com taxas de juros de mãe muito bondosa para filho. A taxa de juros que nós temos hoje da SELIC de 15%, a desse programa é de 0,8% ao mês, chega a 8,75% ao ano. Então, isso possibilita a qualificação profissional, o acesso do mercado de trabalho, o acesso a crédito para abrir o seu primeiro negócio e aí ter a renda, melhorar de vida e prosperar’’.