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29 de setembro de 2025 20:22

Turismo de inverno aquece a economia paraibana e ganha reforço do Banco do Nordeste

Turismo de inverno aquece a economia paraibana e ganha reforço do Banco do Nordeste

BNB injetou, nos primeiros meses deste ano, cerca de R$435 milhões em todo o estado da Paraíba
Foto: Reprodução/Internet

Conhecida nacionalmente pelas belezas naturais de suas praias, que atraem milhares de turistas todos os anos, a Paraíba vem apostando em novos destinos como alternativa para diversificar o turismo no estado. A bola da vez está nos municípios do interior com temperaturas mais amenas, pouco relacionadas aos climas tropical/ tropical semiárido paraibano.

O chamado “turismo de inverno” ocorre em diversas cidades no interior da Paraíba e conta com uma programação de eventos repleta de atrações culturais. Entre as festividades estão o Festival de Inverno de Campina Grande; o Inverno nas Serras em Cuité, Araruna, Dona Inês, Cacimba de Dentro e Barra de Santa Rosa; e a Rota Cultural Caminhos do Frio, que percorre as cidades de Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema, Remígio, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova.

Além de usarem as temperaturas mais baixas como chamariz de turistas, os eventos citados possuem outro ponto em comum: o fomento governamental e institucional, a exemplo do Banco do Nordeste. Este incentivo parte de uma estratégia para a interiorização do desenvolvimento, que visa desenvolver o potencial turístico do interior. O superintendente do BNB na Paraíba, Rudrigo Araújo, afirmou que a interiorização do turismo é um desafio estratégico e contou que o banco trabalha em três frentes principais para esse processo. A primeira é a estruturação de projetos do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), com planos voltados ao turismo no Brejo e no Sertão, e que organizam cadeias produtivas locais. A segunda é o patrocínio de eventos e rotas culturais, como o Caminhos do Frio, Festival de Inverno de Campina Grande e o Festival de Inverno das Serras. Por fim, a terceira frente é o crédito direto a empreendedores do setor, com prioridade para aqueles inseridos em projetos territoriais.

Em relação à liberação de crédito, Rudrigo conta que o BNB injetou, nos primeiros meses deste ano, cerca de R$435 milhões em todo o estado da Paraíba. Esse valor envolve todas as cidades com algum perfil para o turismo, o que inclui desde microempreendedores que ofertam pequenos serviços locais, até os empresários que investem em empreendimentos de maior porte. O superintendente ainda afirmou que para além desse valor de crédito, somam-se R$2,5 milhões distribuídos para as ações em que o banco participa, como eventos patrocinados, ações culturais, roteiros de frio e os juninos.

Ao Investindo Por Aí, Rudrigo Araújo ainda comentou sobre a importância desse movimento adotado pelo banco. “É um crédito que impulsiona a economia e transforma a realidade de uma região, dentro do potencial que apresenta. Além dos investimentos diretos em grandes empreendimentos, o BNB também tem adotado uma política de interiorização do turismo, com ações integradas voltadas à valorização das culturas regionais”, observa. “Nossa ideia é descentralizar o turismo dos grandes centros e potencializar o que há de único no interior da Paraíba, como as rotas turísticas e eventos culturais. Isso fortalece a identidade local e dinamiza a economia regional. De forma geral, a atuação do BNB na Paraíba registra impactos econômicos, contribuindo para a geração e manutenção de 22,1 mil empregos. O crédito também está presente nos 223 municípios, com o ticket médio das operações de R$22 mil”.

Além do trabalho do Banco do Nordeste, o Sebrae também é um importante agente na promoção desse turismo paraibano. Nesse contexto, de acordo com a gerente regional do Sebrae em Guarabira, Jacy Viana, a empresa possui atualmente cerca de 10 planos de viabilidade com foco em atividades que remetem ao turismo, como hospedagem e gastronomia, por exemplo. Para ela, esse movimento atesta o fato de que a atividade turística nesses municípios vem se desenvolvendo ao longo dos últimos anos.

Para colocar em números o desenvolvimento do turismo no interior da Paraíba, o Fórum de Turismo do Brejo Paraibano está realizando uma pesquisa quantitativa e qualitativa que estuda esse impacto. O trabalho ouviu 100 pessoas na cidade de Areia, que é muito proeminente entre os destinos do frio, e notou que em relação ao consumo: todos os entrevistados consumiram alimentação, 94% bebidas, 51 pessoas compraram artesanato local, 40 ficaram hospedadas e 26% consumiram passeios.

Em 2025 o Sebrae está investindo na formatação de Roteiros Turísticos unindo os 223 municípios. Entre as demandas específicas mais requisitadas estão: Condutor Local de Turismo; Segurança Alimentar e Melhoria de Cardápio; e Consultorias específicas.

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