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14 de setembro de 2024 08:09

TV 3.0 chega ao Brasil com início das transmissões experimentais em 2025

TV 3.0 chega ao Brasil com início das transmissões experimentais em 2025

Ramatis Costa, sócio-diretor da Six Propaganda, destaca que a adaptação será gradual, com grandes implicações para o mercado publicitário
Uma das principais mudanças da TV 3.0 será a navegação, que se tornará totalmente interativa (Reprodução)

O setor de radiodifusão no Brasil se prepara para uma transformação com a chegada da TV 3.0, um novo padrão de transmissão que promete integrar completamente os canais de televisão aberta com a internet. Anunciado pelo Ministério das Comunicações, o sistema deve estar pronto para transmissão no próximo ano, trazendo uma série de inovações tecnológicas que visam melhorar a qualidade da imagem, do som e a interatividade para o telespectador.

Uma das principais mudanças será a navegação, que se tornará totalmente interativa, abandonando o atual sistema de numeração de canais. O acesso ao conteúdo será feito por meio de aplicativos, possibilitando que as emissoras ofereçam, além do que já é transmitido ao vivo, uma ampla gama de conteúdos adicionais sob demanda.

 “A TV 3.0 permitirá que o usuário tenha uma relação mais personalizada com cada programa, oferecendo uma experiência que vai muito além da simples transmissão de sinal”, afirmou Raymundo Barros, diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo e presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital durante uma entrevista para o portal UOL.

A qualidade da imagem será um dos pontos de maior destaque do novo sistema. A TV 3.0 permitirá transmissões em 4K pelo sinal aberto e até em 8K via internet, quadruplicando o número de pixels em relação ao padrão atual de TV Digital com Full HD. Além disso, tecnologias como o HDR (High Dynamic Range) irão aprimorar o contraste e a nitidez das imagens, elevando o padrão de qualidade para um nível sem precedentes na televisão brasileira.

Outra inovação relevante será o som imersivo, que permitirá aos telespectadores uma experiência mais envolvente, como se estivessem no ambiente transmitido. Será possível, por exemplo, escolher entre ouvir apenas o som do cantor durante um show ou destacar os sons da plateia. Essa personalização também se estenderá aos temas e às propagandas exibidas, otimizando a experiência do usuário.

Implementação da TV 3.0 será gradativa

A implementação da TV 3.0 será gradativa, iniciando-se em 2025 com estações experimentais em São Paulo e Brasília. Segundo Artur Coimbra, diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), “a ideia é ter duas estações experimentais em São Paulo e uma em Brasília, acessíveis às emissoras comerciais e públicas para que possam realizar seus testes”, disse em entrevista ao Valor. Esta fase inicial será importante para que as emissoras obtenham conhecimento técnico sobre a nova tecnologia, e a expectativa é que os testes se estendam até o final de 2026.

Wender Souza, engenheiro da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), destacou a complexidade dessa fase inicial, explicando que grande parte do conteúdo audiovisual será armazenada em datacenters virtuais, o que representará uma “redução expressiva” nos custos operacionais, mas também aumentará a complexidade do gerenciamento.

Para as emissoras, a TV 3.0 abre novas possibilidades de geração de receita, principalmente com a publicidade interativa, que permitirá ao público interagir diretamente com os anúncios exibidos na tela. Além disso, a integração com o comércio eletrônico permitirá que os telespectadores façam compras diretamente da tela da TV, seja por meio de anúncios interativos ou aplicativos integrados.

Publicitário destaca período de adaptação para a chegada da TV 3.0

Ramatis Costa, sócio-diretor da Six Propaganda, destaca que a adaptação será gradual, com grandes implicações para o mercado publicitário (Foto: Acervo pessoal)

Ramatis Costa, publicitário e conselheiro do Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária (Conar), analisou os desafios e as oportunidades que a TV 3.0 trará para o mercado publicitário: “O que posso te dizer é que isso tem um tempo longo de adaptação, assim como foi na virada para a TV Digital em FHD. Leva tempo até as emissoras atualizarem os transmissores e, nesse caso, com interatividade, deve demorar ainda mais. […] O mercado também deve tirar proveito das interações publicitárias um pouco mais tarde, quando houver mais público com acesso à tecnologia”, opinou o publicitário em entrevista ao Investindo por aí. 

A expectativa é que a TV 3.0 não apenas eleve o padrão de qualidade das transmissões, mas também consolide a televisão como a principal tela de entretenimento e informação nos lares brasileiros. Segundo Ramatis Costa, “o jornalismo na TV ganha mais força, reduzindo os efeitos maléficos das fake news no ambiente digital e as fraudes. A TV é reconhecidamente um espaço de credibilidade e as compras também vão se beneficiar disso”.

Com a expectativa de que o governo publique até dezembro deste ano o decreto que oficializa o padrão tecnológico recomendado pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), a TV 3.0 se posiciona como uma evolução natural da televisão no Brasil. O sistema trará inovações que vão desde a qualidade superior de imagem e som até a personalização do conteúdo, prometendo transformar a forma como os brasileiros consomem televisão.

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