
A Ultracargo, subsidiária do Grupo Ultra, anunciou na última semana um investimento de R$ 155 milhões para expandir suas operações no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco. O plano prevê a construção de quatro novos tanques para armazenamento de gasolina e etanol, com capacidade de 10 mil m³ cada um.
O projeto foi apresentado durante reunião na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec), no Centro do Recife, com a presença do diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, e executivos da Ultracargo.
As obras devem começar ainda em 2025, com previsão de início das operações em 2028. Cada tanque terá 25 metros de diâmetro e 21,6 metros de altura, destinados ao armazenamento de gasolina, etanol anidro e etanol hidratado.
Atualmente, a unidade da Ultracargo em Suape possui capacidade total de armazenamento de 157.910 m³, distribuída em 39 tanques para granéis líquidos (152.910 m³) e uma esfera de 5.000 m³ para butadieno, produto químico usado na produção de borracha sintética.
Impacto estratégico
“O projeto de ampliação da Ultracargo reforça a importância estratégica do nosso porto para armazenamento e distribuição de combustível para toda a região e outras partes do Brasil, além do exterior”, declarou Armando Bisneto. Segundo ele, a expansão consolida Suape como líder na operação de granéis líquidos no país.
A reunião contou com a participação do presidente da Ultracargo, Décio Amaral; do vice-presidente executivo, Helano Pereira; e do vice-presidente Comercial e de Novos Negócios, Fulvius Tomelin. Pelo lado de Suape, estiveram presentes o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Rinaldo Lira, e o assessor-executivo Marcelo Moraes.
Fundado há 87 anos, o Grupo Ultra atua nos segmentos de mobilidade, energia e infraestrutura logística por meio das marcas Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Hidrovias do Brasil. A Ultragaz também possui operação em Suape.