
A Unidade Marituba da Usina Caeté alcançou um marco significativo em sua trajetória ao ser recomendada à certificação ISO 9001, após auditoria realizada no último mês de janeiro. O processo avaliou a conformidade do sistema de gestão da qualidade com os requisitos rigorosos da norma internacional, atestando a excelência operacional da unidade da empresa.
Taciane Gomes, coordenadora do Sistema de Gestão Integrada da Usina Caeté, conta que o processo para conseguir uma certificação como a ISO 9001 é desafiador e meticuloso. “Os principais desafios foram compreender e aplicar os requisitos da ISO 9001 na rotina da organização, promover o engajamento das equipes e fortalecer a cultura de qualidade”, diz a coordenadora. “Outro ponto importante foi mapear, avaliar os riscos e padronizar processos, além de definir indicadores, organizar a documentação e tratar de forma eficaz as não conformidades, garantindo a melhoria contínua do sistema de gestão”, conclui.
Em um ambiente industrial cada vez mais competitivo, Taciane Gomes destaca que uma certificação como a ISO 9001 representa não apenas o reconhecimento de processos bem estruturados, mas também a garantia de mais controle e confiabilidade nos processos da empresa para clientes e parceiros comerciais. “A certificação ISO 9001 é muito importante para a indústria, pois fortalece a padronização dos processos, melhora a eficiência operacional, assegura a qualidade dos produtos e serviços”, afirma. “A recomendação à certificação ISO 9001 demonstra que a Usina Caeté – Unidade Marituba possui um sistema de gestão estruturado, com processos controlados, foco em resultados e compromisso com a melhoria contínua e com a sustentabilidade”, comenta.
A coordenadora relata que, para a equipe da Unidade Marituba, a conquista é fruto de um esforço coletivo e do comprometimento de todos os colaboradores. Taciane Amorim celebrou a conclusão dessa etapa: “A notícia da recomendação à certificação foi recebida com muita alegria pelos colaboradores da Usina Caeté – Unidade Marituba, gerando um sentimento coletivo de orgulho, reconhecimento e motivação”, conta Taciane Gomes. “A recomendação à ISO 9001 é o reconhecimento do esforço, do comprometimento e da colaboração de todos que atuam na Unidade Marituba, reforçando a importância do trabalho em equipe para o alcance dos resultados”, conclui.
A cerimônia de encerramento da auditoria contou com a presença de diretores e gestores da empresa. Taciane Gomes, porém, relata que essa conquista é parte de um processo contínuo de melhorias dentro da empresa e que a Unidade Marituba já tem outras certificações parecidas no radar. “Após a recomendação à certificação ISO 9001, a Unidade Marituba tem na programação para a consolidação do Sistema de Gestão Integrado às certificação FSSC 22000 e Bonsucro, alinhadas aos nossos objetivos estratégicos para garantir o fortalecimento dos nossos processos, a ampliação da cultura de melhoria contínua e a integração dos sistemas de gestão, sempre de forma planejada e sustentável”, diz a coordenadora.