Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
9 de fevereiro de 2026 14:22

Agricultores familiares de Alagoas apostam em flores temperadas e ampliam mercado para outros estados

Agricultores familiares de Alagoas apostam em flores temperadas e ampliam mercado para outros estados

Projeto do Sebrae e prefeituras estimula produção de gladíolos e dálias em Mar Vermelho e Viçosa, mirando novos polos e gerando renda no campo
Foto: Reprodução/Internet

Agricultores familiares do município de Mar Vermelho, na Zona da Mata alagoana, estão se consolidando como pioneiros na produção de flores temperadas em Alagoas. Com o cultivo de gladíolos, em cinco diferentes variedades de cores, e dálias de corte, os pequenos produtores já iniciaram o processo de inserção em mercados fora do estado, incluindo São Paulo.

A iniciativa faz parte do Projeto de Flores e Plantas Ornamentais, desenvolvido pelo Sebrae Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Mar Vermelho. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar ao inserir os produtores em uma cadeia produtiva de alto valor agregado, baixo investimento inicial e retorno rápido.

De acordo com Jacqueliny Martins, analista do Sebrae, o projeto atua em dois polos distintos: Mar Vermelho, com foco em flores temperadas, e Viçosa, voltado à produção de crisântemos – uma espécie que exige estrutura técnica mais robusta. “O núcleo de Viçosa vai trabalhar com flores de corte, com foco principal no cultivo de crisântemos, espécie que exige estrutura técnica, como canteiros adequados e estufas, que já estão sendo construídas numa parceria com a prefeitura local”, explicou.

Produção em expansão e distribuição garantida

A colheita das flores em Mar Vermelho deve ocorrer em até 70 dias após o plantio, e a primeira safra já tem destino certo: será distribuída por meio de parceria com a Bruno Flores Distribuidora. Segundo o designer floral Jab Pasollini, que acompanha o desenvolvimento da iniciativa, o momento é de virada para a região. “Mar Vermelho está prestes a entrar para a história da produção de flores temperadas na Zona da Mata de Alagoas”, afirmou.

As tratativas com novos compradores seguem em andamento. A expectativa é ampliar a escala de produção para atender à crescente demanda por flores ornamentais em centros urbanos, com destaque para o Sudeste do país.

O projeto começou como piloto em 2023 e já apresenta resultados concretos. No ano seguinte, os produtores envolvidos comercializaram Sansevierias (Espadas de São Jorge) com o estado do Ceará, atualmente o maior produtor nacional da espécie. Em 2025, a prioridade será o cultivo de flores de corte com maior valor de mercado.

Baixo custo, alto retorno e impacto social

Para o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima, o cultivo de flores representa uma estratégia econômica eficaz, acessível e transformadora. “É um setor que movimenta a economia, promove inovação tecnológica e gera bem-estar. Esse movimento, impulsionado por parcerias estratégicas com os municípios de Viçosa e Mar Vermelho, representa uma grande oportunidade para a agricultura familiar e para o desenvolvimento econômico do estado”, avaliou.

Diferentemente de outras culturas, o cultivo de flores exige menos espaço, tem custos reduzidos e oferece retorno financeiro mais rápido. Essa combinação tem transformado áreas antes subutilizadas em núcleos produtivos sustentáveis, promovendo inclusão social e geração de renda.

Keylle Lima acredita que essa é uma rota promissora para o futuro do campo em Alagoas. “Trata-se de uma alternativa concreta para geração de emprego e renda, de forma coletiva e sustentável. O trabalho iniciado em 2023 representa um marco para o estado. Simboliza a construção de um novo caminho – mais verde, mais próspero e mais justo. É um caminho em que o Sebrae se orgulha de estar ao lado dos produtores, com o apoio das prefeituras e parceiros, acreditando no potencial transformador dessa agricultura de valor”, concluiu.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

image (1)
e88191cb33acbe843d70ee6b60f835c9
Água
fruticultura
Prédios em João Pessoa 2
IBS
fiocruz
Sertão cearense
TJ RN
concessão parques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }