Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
9 de fevereiro de 2026 23:19

Caruaru sedia a 40ª Rodada de Negócios da Moda e reforça protagonismo de Pernambuco no setor têxtil

Caruaru sedia a 40ª Rodada de Negócios da Moda e reforça protagonismo de Pernambuco no setor têxtil

Evento reúne compradores de todo o país, promove marcas locais e movimenta a economia com lançamentos da coleção Primavera/Verão 2025-2026
Foto: Reprodução/Internet

Entre os dias 4 e 6 de agosto de 2025, a cidade de Caruaru, no Agreste pernambucano, sediará a 40ª edição da Rodada de Negócios da Moda de Pernambuco (RNMP). Consolidado como um dos principais eventos de moda do país voltado à geração de negócios, o encontro acontece no Polo Caruaru e reunirá fabricantes, lojistas e compradores de 14 estados, incluindo São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Ceará.

Promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) em parceria com o Sebrae/PE, o evento apresentará os lançamentos da coleção Primavera/Verão 2025-2026. A RNMP é realizada duas vezes ao ano e tem papel estratégico na promoção de marcas regionais e no fortalecimento da cadeia têxtil do estado.

Agreste pernambucano: polo têxtil de peso

Com cerca de 12 mil fábricas e 30 mil pontos de venda, Caruaru é um dos principais centros produtores de moda do Brasil. A cidade integra o Polo de Confecções de Pernambuco, que emprega aproximadamente 140 mil pessoas e se destaca por sua capilaridade no mercado nacional.

A região também abriga o Moda Center Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, considerado o maior parque de confecções da América Latina, com 320 mil m² de área e cerca de 10 mil boxes comerciais.

Em 2024, o setor de moda em Pernambuco cresceu 10%, alcançando um volume de negócios estimado em R$ 9,6 bilhões; acima da média nacional, que ficou em 9% no mesmo período.

Para Cláuston Pacas, presidente da Acic, o evento é uma ferramenta de diferenciação competitiva para o polo pernambucano. “A Associação viabiliza a vinda de compradores de várias regiões do Brasil, arcando com as despesas. Esse modelo tem sido um diferencial importante para atrair negócios”, afirmou.

O Sebrae/PE também terá papel ativo na edição. A instituição vai subsidiar a participação de 100 pequenos negócios. Segundo o superintendente Murilo Guerra, a RNMP tem sido decisiva para o avanço da indústria regional. “Há mais de 20 anos, o evento contribui para que o Polo de Confecções seja reconhecido nacionalmente pela qualidade e diversidade de seus produtos. O Sebrae se orgulha de fazer parte dessa trajetória.”

Programação especial e espaços para inovação

A edição comemorativa contará com ativações especiais, como uma Linha do Tempo com os principais marcos da história do evento e homenagens a expositores e compradores que contribuíram para a consolidação da RNMP ao longo das 40 edições.

Outra novidade é o espaço InoveTex, voltado para fornecedores da cadeia têxtil, que poderão apresentar ao público técnico produtos e soluções em fios, tecidos, aviamentos, tecnologia e finanças. A proposta é gerar conexões estratégicas e abrir novos canais de comercialização para o setor.

A RNMP também incentiva a entrada de novas marcas no mercado. O espaço Pernambuco que Cresce é voltado para micro e pequenas empresas em fase de estruturação ou expansão, que participam com estandes compactos organizados por segmento. Criado na 25ª edição, o projeto atua como uma porta de entrada para a inserção dessas marcas no circuito nacional da moda.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

e88191cb33acbe843d70ee6b60f835c9
Água
fruticultura
Prédios em João Pessoa 2
IBS
fiocruz
Sertão cearense
image (1)
TJ RN
concessão parques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }