Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
7 de setembro de 2024 09:46

Nordeste será destaque em compras na BlackFriday 2023, aponta pesquisa

Nordeste será destaque em compras na BlackFriday 2023, aponta pesquisa

Consumidores nordestinos demonstram interesse em produtos não tradicionais, enquanto buscam preços baixos e qualidade durante a Black Friday deste ano

Aproximando-se da Black Friday de 2023, uma pesquisa realizada pelo Google indica que este ano promete ser marcado por um aumento nas vendas e uma notável diversificação na cesta de produtos desejados pelos consumidores. Surpreendentemente, é o Nordeste do Brasil que está liderando essa tendência, demonstrando interesse por itens que normalmente não estavam no foco das promoções. Fraldas e produtos para cuidados pessoais, por exemplo, estão entre os produtos em ascensão na região.

Divulgação

A pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise mostra que a intenção de compra dos brasileiros para a data cresceu na maioria das categorias analisadas. De acordo com o estudo, que ouviu mais de 1.800 brasileiros das classes A, B e C em julho de 2023, dois terços dos entrevistados têm a intenção de adquirir produtos durante a Black Friday deste ano.

Dentre as 20 categorias avaliadas, 16 registraram crescimento na intenção de compra em comparação ao ano anterior. A categoria de beleza e perfumaria lidera o aumento, com uma intenção de compra 18 pontos percentuais maior em relação a 2022. Eletrodomésticos (+10 p.p.), eletroportáteis (+9 p.p.), equipamentos de áudio & vídeo (+9 p.p.), roupas & acessórios (+7 p.p.), roupas & calçados esportivos (+7 p.p.), móveis (+5 p.p.) e calçados (+5 p.p.) também estão atraindo maior interesse dos consumidores este ano.

Destaque para o Nordeste

O Nordeste do Brasil se destaca na pesquisa, pois a expectativa pela Black Friday impulsionou o aumento da intenção de compra em várias categorias, algumas das quais não tradicionalmente associadas à Black Friday. Por exemplo, a compra de fraldas e artigos para bebês cresceu 120% em comparação com o ano passado na região. Beleza e cuidados pessoais aumentaram 115%, seguidos por livros e papelaria com 113% e eletrodomésticos com 112%.

Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil, observou que este ano há grandes possibilidades de diversificação para o varejo, à medida que categorias não tradicionais ganham destaque na Black Friday, em vez dos eletrônicos.

Preços e qualidade

A pesquisa também revelou que, para um em cada quatro brasileiros, o fator mais determinante na escolha de compra na Black Friday é o preço baixo. No entanto, os consumidores estão cada vez mais preocupados com a qualidade dos produtos, tornando-a o segundo fator mais importante na tomada de decisão, uma mudança significativa em relação a 2022, quando era classificado como o quarto em prioridade.

A confiabilidade da loja, site ou aplicativo, o custo do frete e o tempo de entrega também se destacam entre os fatores mais citados pelos consumidores.

Facilitando as decisões de compra

Para auxiliar tanto os consumidores quanto os varejistas, o Google lançará a partir de outubro um novo recurso chamado “Anotações de Frete”. Este recurso permitirá que os consumidores identifiquem produtos com frete grátis, entrega mais rápida e devolução gratuita de forma mais clara.

Essas informações serão visíveis como uma etiqueta abaixo da imagem do produto, simplificando a escolha para o consumidor e evitando surpresas desagradáveis durante o processo de compra.

Rodrigo Paoletti, líder de produtos de performance do Google Brasil, acredita que o novo recurso terá um impacto significativo nas vendas, especialmente durante a Black Friday, ao proporcionar informações de frete de maneira mais visual e simplificada para os consumidores.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Captura de tela de 2024-09-06 19-53-43
log_luis
Representantes do BNB (E) ao lado do governador Paulo Dantas, do ministro Paulo Teixeira, e das agricultoras familiares que assinaram contratos de crédito com o Agroamigo - Foto: Assessoria
colheita
Inovac-o
Possível associação entre Grupo Mateus e Assaí Atacadista foi negada pelas duas empresas Foto: Reprodução
Julio-VasconcelosJVC06174
Lançamento Atlas Solar do Amapá e IMEQ (4)
B1BB78C3-13E9-48F2-A70B-6D3DFACB27F2
Nordeste foi a região do Brasil que mais reduziu o desemprego no segundo trimestre de 2024 | Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }