Aproximando-se da Black Friday de 2023, uma pesquisa realizada pelo Google indica que este ano promete ser marcado por um aumento nas vendas e uma notável diversificação na cesta de produtos desejados pelos consumidores. Surpreendentemente, é o Nordeste do Brasil que está liderando essa tendência, demonstrando interesse por itens que normalmente não estavam no foco das promoções. Fraldas e produtos para cuidados pessoais, por exemplo, estão entre os produtos em ascensão na região.
A pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise mostra que a intenção de compra dos brasileiros para a data cresceu na maioria das categorias analisadas. De acordo com o estudo, que ouviu mais de 1.800 brasileiros das classes A, B e C em julho de 2023, dois terços dos entrevistados têm a intenção de adquirir produtos durante a Black Friday deste ano.
Dentre as 20 categorias avaliadas, 16 registraram crescimento na intenção de compra em comparação ao ano anterior. A categoria de beleza e perfumaria lidera o aumento, com uma intenção de compra 18 pontos percentuais maior em relação a 2022. Eletrodomésticos (+10 p.p.), eletroportáteis (+9 p.p.), equipamentos de áudio & vídeo (+9 p.p.), roupas & acessórios (+7 p.p.), roupas & calçados esportivos (+7 p.p.), móveis (+5 p.p.) e calçados (+5 p.p.) também estão atraindo maior interesse dos consumidores este ano.
Destaque para o Nordeste
O Nordeste do Brasil se destaca na pesquisa, pois a expectativa pela Black Friday impulsionou o aumento da intenção de compra em várias categorias, algumas das quais não tradicionalmente associadas à Black Friday. Por exemplo, a compra de fraldas e artigos para bebês cresceu 120% em comparação com o ano passado na região. Beleza e cuidados pessoais aumentaram 115%, seguidos por livros e papelaria com 113% e eletrodomésticos com 112%.
Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil, observou que este ano há grandes possibilidades de diversificação para o varejo, à medida que categorias não tradicionais ganham destaque na Black Friday, em vez dos eletrônicos.
Preços e qualidade
A pesquisa também revelou que, para um em cada quatro brasileiros, o fator mais determinante na escolha de compra na Black Friday é o preço baixo. No entanto, os consumidores estão cada vez mais preocupados com a qualidade dos produtos, tornando-a o segundo fator mais importante na tomada de decisão, uma mudança significativa em relação a 2022, quando era classificado como o quarto em prioridade.
A confiabilidade da loja, site ou aplicativo, o custo do frete e o tempo de entrega também se destacam entre os fatores mais citados pelos consumidores.
Facilitando as decisões de compra
Para auxiliar tanto os consumidores quanto os varejistas, o Google lançará a partir de outubro um novo recurso chamado “Anotações de Frete”. Este recurso permitirá que os consumidores identifiquem produtos com frete grátis, entrega mais rápida e devolução gratuita de forma mais clara.
Essas informações serão visíveis como uma etiqueta abaixo da imagem do produto, simplificando a escolha para o consumidor e evitando surpresas desagradáveis durante o processo de compra.
Rodrigo Paoletti, líder de produtos de performance do Google Brasil, acredita que o novo recurso terá um impacto significativo nas vendas, especialmente durante a Black Friday, ao proporcionar informações de frete de maneira mais visual e simplificada para os consumidores.