Com o objetivo de combater o desperdício e garantir um fornecimento de água contínuo e uniforme, o Governo do Estado da Paraíba e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) iniciaram o Projeto Água na Medida: controle e eficiência. A obra, que pretende modernizar o sistema de fornecimento de água em João Pessoa e Cabedelo, receberá um investimento de R$34 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird).
O projeto pretende melhorar a setorização do abastecimento de água, subdividindo a rede em áreas menores, o que garantirá um monitoramento mais preciso. A iniciativa também prevê a implementação de Distritos de Medição e Controle, conhecidos como DMCs, que permitirão o acompanhamento remoto, em tempo real, da pressão e vazão de água. O projeto também inclui obras estruturais, como a substituição de 27 quilômetros de redes de abastecimento antigas, e deve beneficiar aproximadamente 210 mil pessoas.
O projeto vai contemplar 13 bairros de João Pessoa e todo o município de Cabedelo. As primeiras obras e intervenções já começaram em bairros da capital como Castelo Branco, Altiplano, Cabo Branco, Manaíra e Aeroclube. A Cagepa reforça que a população será comunicada sobre os avanços e que os benefícios poderão ser percebidos gradualmente. A previsão é que o projeto de modernização seja finalizado em dezembro de 2026.