
Para celebrar e potencializar a crescente participação de mulheres dentro do setor agrícola em Alagoas, aconteceu, no último dia 27 de outubro, o 3º Encontro Estadual das Mulheres do Agro de Alagoas, evento realizado pela Comissão das Mulheres do Agro Alagoas em parceria com o Sebrae no Espaço Fábrica de Eventos, em Maceió.
De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE, realizado em 2017, as mulheres já estão no comando de 24,59% dos estabelecimentos rurais do estado, o que equivale a aproximadamente 24.098 propriedades. A presença feminina no setor está dividida em diferentes frentes: 28% delas atuam na produção de hortaliças, 19% na fruticultura, 16% na criação de ovinos e caprinos de corte e 12% na bovinocultura de leite. A avicultura, suinocultura, apicultura e outras atividades completam o leque produtivo comandado por mulheres no estado.
Para Érica Pereira, gestora de empreendedorismo feminino do Sebrae Alagoas, nos últimos anos, é possível perceber um aumento significativo no número de mulheres à frente de negócios no setor em Alagoas. “As mulheres estão deixando de ocupar papéis secundários para assumirem a liderança em diferentes elos da cadeia produtiva; da gestão de propriedades rurais à inovação em produtos derivados da agricultura familiar”, afirma a gestora.
Segundo Érica Pereira, atualmente, cerca de 30% dos empreendimentos rurais acompanhados pelo Sebrae Alagoas são liderados por mulheres, número que vem crescendo, impulsionado por políticas de incentivo, capacitação e redes de apoio. “Entre os exemplos de sucesso acompanhados por nós, podemos citar Jakeline Santos, vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 na categoria agronegócios”, conta a gestora do Sebrae. “Jakeline é proprietária do Rancho Vovô Pakita, em União dos Palmares e Mazé Lima, onde são produzidos doces artesanais, e estará palestrando no nosso 3° Encontro de Mulheres do Agro de Alagoas”, conclui.
O Encontro é um momento de reconhecimento e valorização da força feminina no setor, já que, mais do que um evento de discussão, o Encontro é um palco para dividir histórias que inspiram ainda mais mudanças na agricultura de Alagoas. “As mulheres estão mais capacitadas, conectadas e seguras para empreender no campo, seja na produção, na agroindústria ou na comercialização”, diz Érica Pereira. “Esperamos que, nos próximos anos, esse protagonismo se amplie, principalmente com o avanço da tecnologia, da inovação e do cooperativismo, que são áreas em que as mulheres têm se destacado”, conclui.
O 3° Encontro Estadual de Mulheres do Agro é uma ação estratégica do Sebrae Alagoas voltada para fortalecer redes de relacionamento, compartilhar conhecimentos e impulsionar a inovação no campo. “Nosso objetivo é dar visibilidade às histórias de sucesso, estimular novas lideranças e aproximar as produtoras das oportunidades de mercado e de capacitação”, explica a gestora. “Esperamos reunir cerca de 1500 mulheres de diferentes regiões do estado, e de outros estados, entre produtoras rurais, empreendedoras do agronegócio, lideranças e representantes de instituições parceiras”.
Para a gestora, incentivar a presença feminina no agro é uma ação capaz de trazer transformação para a sociedade como um todo, já que, além do impacto econômico, o aumento da autoestima, do reconhecimento e da autonomia das mulheres do campo tem um forte efeito social e emocional para toda a sociedade alagoana. “O Sebrae acredita que investir na mulher do agro é investir em desenvolvimento territorial sustentável, pois elas são agentes de transformação capazes de unir produtividade com cuidado, inovação com tradição e crescimento com propósito”, conta Érica Pereira.