Diante de uma preocupação global cada vez maior com a emissão de poluentes em veículos pesados, como caminhões e ônibus, a Algás vem trazendo para Alagoas soluções mais limpas para o setor de transportes através do uso do Gás Natural Veicular (GNV). A alternativa, que já é popular em carros de passeio, tem ganhado força no segmento de veículos pesados como opção capaz de reduzir custos operacionais e impactos ambientais.
Para Fábio Morgado, diretor técnico e comercial da Algás, a adoção do GNV em veículos pesados representa uma mudança que traz vantagens econômicas e para o meio ambiente, já que, além de reduzir em até 85% as emissões de poluentes locais e contribuir para as metas de descarbonização, a adoção do GNV no setor diminui a dependência de Alagoas por diesel importado, ampliando a soberania energética e a previsibilidade de custos.
O GNV também é mais barato do que o diesel e proporciona menos desgaste ao motor, aumentando a sua vida útil e diminuindo os custos com manutenção. “Veículos pesados movidos a GNV já são produzidos por montadoras nacionais e contam com o suporte de fabricantes de motores, que oferecem soluções de conversão para veículos em uso”, explica o diretor da Algás. “A nova geração desses veículos apresenta motores com potência entre 280 e 460 cavalos, autonomia média de 500 a 650 km e pode ser adquirida com planos de locação e manutenção inclusos, o que torna a alternativa tecnicamente viável e economicamente competitiva”, completa Morgado.
Na vanguarda dessa transição energética em Alagoas, a Algás tem atuado de forma proativa para consolidar o GNV como alternativa viável para veículos pesados. “A Algás, em conjunto com as demais distribuidoras de gás natural do Nordeste, vem desenvolvendo ações junto a frotistas, operadores logísticos e concessionárias de transporte público voltadas à incorporação de veículos movidos a GNV em suas frotas”, afirma Fábio Morgado. “Outro fator decisivo para a expansão dessa tecnologia é a evolução da infraestrutura de abastecimento. Postos localizados em rodovias, antes voltados apenas ao atendimento de veículos leves, estão sendo adaptados para suprir as demandas dos veículos pesados”, comenta.
Atualmente, mais de 2.000 veículos pesados movidos totalmente a gás já circulam nas rodovias brasileiras, número que tende a crescer rapidamente nos próximos anos, impulsionado pelos ganhos econômicos, ambientais e operacionais dessa solução de abastecimento. “Para acelerar a adoção de veículos pesados movidos a gás no mercado brasileiro, a Algás vem conduzindo ações em parceria com montadoras e visitas a operadores logísticos e concessionárias de transporte para apresentar as tecnologias disponíveis e seus benefícios”, diz o diretor. “Paralelamente, a empresa também participa de iniciativas junto ao governo com o objetivo de contribuir para a formulação de políticas públicas, incentivos e marcos legais que facilitem o acesso a essa nova oportunidade de transição energética no setor de transportes”.
Um marco importante nesse processo em Alagoas foi o lançamento do FLY 10 GV, primeiro ônibus do estado movido 100% a GNV e biometano do estado, desenvolvido pela Algás em parceria com a fabricante Volare. Para a empresa, esse foi um passo importante que simboliza o potencial transformador da adoção do GNV em veículos pesados. “A expectativa em torno da adoção dos veículos pesados a gás é bastante positiva. Alguns veículos já estão sendo abastecidos nos postos de Alagoas, demonstrando o avanço concreto dessa transição no Estado”, diz Morgado. “Nesse sentido, a Algás realiza o mapeamento dos principais frotistas locais e mantém contato direto com operadores e fabricantes, atuando como elo entre as partes e oferecendo suporte técnico e de mercado para viabilizar novos projetos”, conclui.
A aposta no GNV para veículos pesados representa uma oportunidade de aliar desenvolvimento econômico à responsabilidade ambiental, posicionando Alagoas na rota da mobilidade sustentável. Assim, a Algás reforça seu papel como agente de inovação no desenvolvimento energético alagoano.