Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
10 de outubro de 2025 14:01

Com fábrica na Bahia, BYD acelera produção de elétricos e aposta na sustentabilidade

Com fábrica na Bahia, BYD acelera produção de elétricos e aposta na sustentabilidade

A fábrica, construída no mesmo terreno que abrigou a antiga planta da Ford — encerrada em 2021 —, promete transformar o mercado nacional de carros elétricos
Foto: Divulgação/BYD

A gigante chinesa BYD, líder mundial na produção de veículos elétricos e energias renováveis, finalmente anunciou a data oficial para a inauguração de sua aguardada fábrica em Camaçari, na Bahia: 26 de junho. O anúncio foi feito durante o evento de lançamento do Song Plus 2026, em São Paulo, na semana passada, e marca um novo capítulo na história do setor automotivo no Brasil.

A fábrica, construída no mesmo terreno que abrigou a antiga planta da Ford — encerrada em 2021 —, promete transformar o mercado nacional de carros elétricos. Inicialmente, o complexo produzirá dois modelos elétricos: o compacto Dolphin Mini e o SUV Song Pro. Ambos serão montados no regime CKD, com kits de peças importadas da China, mas a expectativa é que a nacionalização atinja 80% nos próximos anos, com uma capacidade de produção que pode dobrar, chegando a 300 mil unidades anuais até 2027.

Além do impacto econômico, a BYD também aposta na sustentabilidade. No entorno da nova unidade, já foram plantadas mais de 7 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, como aroeira, cajueiro e matatauba. A iniciativa visa mitigar os impactos ambientais da instalação da fábrica e se soma a um plano de revegetação que prevê o plantio de mais 3 mil mudas até o final de maio, totalizando uma área de 35 hectares. Segundo Jefferson França, analista ambiental da BYD Auto do Brasil, o projeto contribui para a recuperação de processos naturais essenciais e reforça o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental.

Em termos de mercado, a BYD já se destaca com uma rede de 180 concessionárias, com meta de chegar a 272 até o fim de 2025. A marca já ocupa o sétimo lugar no ranking das montadoras no país, com um crescimento impressionante: 76,7 mil veículos vendidos em 2024, um salto de 327,68% em relação ao ano anterior. Modelos como o Dolphin Mini já superam concorrentes tradicionais, como o Citroën C3 e o Honda City, sinalizando o potencial da marca no mercado brasileiro.

A sustentabilidade e a modernização são os pilares da expansão da BYD, que almeja transformar Camaçari na maior fábrica da marca fora da China. O projeto também reforça o compromisso global da empresa de reduzir as emissões de carbono e colaborar para a diminuição do aquecimento global, alinhando eficiência operacional com responsabilidade ambiental. A inauguração do complexo industrial promete, assim, não apenas impulsionar a economia baiana, mas também elevar o Brasil a um novo patamar na indústria automotiva elétrica.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

boi
fábrica
HM
neoenergia pernambuco
balança comercial
sudene-mg
tecto
joão azevedo
Arapiraca
Jovens - 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }