Pela primeira vez, o mel produzido por agricultores familiares do Piauí chegará ao Japão. A Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi) exportou 600 quilos do produto para uma rede de cafés de Tóquio, que começará a distribuição do mel nas suas unidades em agosto. A operação marca a expansão da presença internacional do mel piauiense, já vendido para EUA e países europeus.
Com 295 cooperados em oito municípios do semiárido piauiense, a Comapi consolidou-se como referência na apicultura nacional. A nova parceria com o Japão foi intermediada pela Polvo Lab, empresa parceira do governo estadual, que conseguiu, após quatro anos de negociações, fechar esse negócio que é visto pela empresa como uma importante porta de entrada para o mel do Piauí no mercado asiático.
O Piauí vive um verdadeiro boom na produção de mel. Em dez anos, a colheita de mel saltou 432%, atingindo 8.321 toneladas em 2022. Com 93% da produção vinda da agricultura familiar. Além disso, o estado lidera as exportações brasileiras, tendo enviado para o exterior US$31,2 milhões em mel somente em 2023, o que representa 36% do total nacional.
O avanço ocorre em um momento estratégico para o setor, já que, os EUA, principal comprador do mel piauiense, anunciaram recentemente uma nova taxa de 50% sobre todas as exportações brasileiras. Segundo representantes da Comapi, esse foi um passo importante para diversificar os compradores e diminuir a dependência da cooperativa sobre um único destino comercial.