Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
11 de setembro de 2025 11:29

Engemat lança nova linha de empreendimentos de alto padrão no Nordeste

Engemat lança nova linha de empreendimentos de alto padrão no Nordeste

Todos os empreendimentos atuais da Aurus estão localizados em Maceió, cidade onde o mercado de luxo está especialmente aquecido
Foto: Divulgação

A Engemat lançou recentemente a linha Aurus, uma nova marca da empresa focada em empreendimentos de alto padrão. A cidade escolhida para o primeiro projeto da Aurus foi Maceió, que receberá o Píer Norte Residence: um condomínio de luxo composto por duas torres localizado na beira-mar norte da capital alagoana.

“Somos uma empresa com raízes 100% nordestinas. A Engemat foi fundada em 1996, em Maceió/AL. Apesar de já estarmos presentes em 3 das 5 regiões brasileiras, acreditamos que o Nordeste, em especial o estado de Alagoas, é uma região privilegiada com grande potencial econômico, turístico e imobiliário”, diz Arthur Teixeira, Diretor de Planejamento e Gestão de Custos de Obras da Aurus. “Diversas pesquisas apontam Maceió como umas das capitais com maior valorização imobiliária do Brasil. Assim, não poderíamos ter escolhido outra cidade para o início dos empreendimentos da linha Aurus”, salienta.

A Aurus aposta em um modelo de negócio diferente do normalmente aplicado ao mercado imobiliário: o regime de administração, onde a construtora administra a obra, mas os custos de material e mão de obra ficam por conta do proprietário do imóvel. Segundo Arthur Teixeira, nesse modelo, o valor final do imóvel pode chegar a ser 40% menor do que o praticado no mercado. O principal motivo para toda essa economia é, principalmente, tributário.

“No mercado convencional, a tributação da construtora incide sobre todo o valor do imóvel. No caso de obras por administração, a maioria dos recursos aportados pelos compradores não são destinados à construtora, e sim ao condomínio, onde não há tributação”, explica Teixeira. “A remuneração da construtora é apenas uma taxa de 15% sobre as despesas incorridas. Assim, a tributação, para a construtora, somente incide nesses 15%. Logo, há a redução do valor dos tributos do empreendimento, e essa economia é repassada para o cliente final”, explica.

Além disso, nesse modelo, há também uma economia geral para a empresa na parte da captação de recursos, afinal, a construtora não aporta capital na obra e grandes empreendimentos podem ser feitos sem a necessidade de captar recursos ou linhas de crédito. Outro diferencial é uma maior segurança jurídica que o modelo de regime de administração oferece para os condôminos.

“Pelo fato dos recursos não serem pagos à construtora, e sim a um condomínio, isso funciona como uma separação clara entre o patrimônio do condomínio e o patrimônio da construtora”, afirma o diretor. “Caso a construtora entre em alguma dificuldade financeira, recuperação judicial ou até mesmo falência, isso não contamina a saúde financeira do empreendimento, visto que os recursos são do condomínio, e não da construtora, portanto, o condomínio poderia contratar outra construtora para finalizar a obra”, conclui.

Para Teixeira, essa segurança é um detalhe especialmente importante para quem busca comprar um imóvel de alto padrão. “A confiança na incorporadora é um fator importante na hora da compra de um imóvel na planta ou em construção, independente do seu modelo de negócio”, comenta Arthur Teixeira. “Acreditamos que a nossa credibilidade e solidez construídas ao longo de 30 anos de mercado, associada a um modelo jurídico de empreendimento que preserva a saúde financeira do empreendimento frente a uma eventual dificuldade da construtora são elementos que contribuem para essa relação de confiança entre construtor e cliente, dando segurança e tranquilidade na hora de comprar um imóvel na planta”, finaliza.

Segundo dados de uma pesquisa recente da Brain Inteligência Estratégica, o mercado de imóveis de luxo no Nordeste cresceu 85% nos últimos dois anos. A partir do modelo de regime de administração, a linha Aurus consegue oferecer preços muito atrativos dentro desse segmento de luxo, atraindo não só pessoas em busca de uma casa, mas também investidores de olho no crescimento que esse mercado vem mostrando.

Todos os empreendimentos atuais da Aurus estão localizados em Maceió, cidade onde o mercado de luxo está especialmente aquecido e os prédios à beira-mar estão cada vez mais disputados, fazendo com que Maceió chegasse ao posto de capital onde o valor do imóvel mais subiu no ano de 2023. Prova desse mercado aquecido é que o Píer Norte Residence, primeiro empreendimento da linha Aurus, já vendeu todas as suas unidades. O Algarve Residence, também na beira-mar norte de Maceió, já está 70% vendido.

O novo projeto da Aurus, o Epic Barra Exclusive, já está em fase de pré-lançamento e chegará à cidade de Barra de São Miguel, na região metropolitana de Maceió. Além disso, a construtora continua desenvolvendo outros projetos na região litorânea de Maceió que devem ser lançados no decorrer do ano.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

metrô
Brasil-China
Renata Malheiros
Sudene
Porto de Maceió
apostas esportivas
NERD-Porto-Digital-1024x512
Hidrogênio verde (5)
tour virtual
Inovapalma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }