Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
21 de outubro de 2025 15:22

Fórum reforça protagonismo nordestino na economia circular

Fórum reforça protagonismo nordestino na economia circular

Evento no Recife consolida a região como protagonista, integrando políticas públicas, tecnologias ancestrais e negócios de impacto para um futuro regenerativo
Foto: Anderson Aleluia/Sudene

O Nordeste brasileiro está se posicionando na vanguarda do desenvolvimento sustentável, apostando na Economia Circular como modelo estratégico para o futuro. Essa agenda foi o foco central do II Fórum Nordeste de Economia Circular (FNEC), realizado em Recife, Pernambuco, nos dias 16 e 17 de outubro, reunindo gestores públicos, pesquisadores, personalidades internacionais e o Consórcio Nordeste e a Sudene.

A Economia Circular, que enfatiza a redução, reutilização, reciclagem e regeneração de recursos para minimizar resíduos, não é vista apenas como uma teoria, mas como uma “agenda de agora”. O superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, enfatizou que o conceito “reconstrói, dá uma nova estrutura para minimizar os impactos na natureza. É uma agenda de agora, porque nós já estamos no futuro.”

O evento serviu como uma plataforma crucial para “furar bolhas”, como destacou Liu Berman, embaixadora do Movimento Reinventando Futuros e uma das idealizadoras do Fórum. O objetivo é promover reflexões e provocações que se transformem em políticas públicas concretas que façam a diferença na vida dos cidadãos nordestinos.

Um dos painéis mais notáveis do Fórum destacou a “Cultura como ferramenta de regeneração”. A Secretária de Economia Criativa e Inovação do Consórcio Nordeste, Karine Gurgel, defendeu a importância de reconectar a cultura nordestina com o desenvolvimento sustentável.

Para Gurgel, a valorização da cultura popular e das “tecnologias ancestrais” são a base para o cuidado com a terra e para uma visão climática resiliente. Ela ressaltou que a ciência nordestina, marcada pela resistência e a forma criativa de superar desafios, coloca a região em destaque no debate sobre sustentabilidade.

Em uma decisão estratégica para impulsionar a agenda, o Consórcio Nordeste unificou as pautas de Cultura e Turismo na mesma secretaria. “É um discurso meio que unânime: precisamos pautar isso de maneira conjunta,” afirmou Gurgel, reconhecendo a sinergia entre a identidade cultural e a promoção de um turismo mais consciente e regenerativo.

A visão foi corroborada por Maria Marighela, presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), que, em mensagem de vídeo, enfatizou que “não existe cultura de uma pessoa só”, reforçando o papel da arte na coesão social e no enfrentamento às mudanças climáticas.

Alagoas emergiu no Fórum como um dos protagonistas na implementação prática da Economia Circular e de Impacto. A Secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão, apresentou os avanços que colocam o estado na vanguarda da pauta no Nordeste.

Entre as iniciativas, destacam-se o marco legal e institucional do estado, incluindo a Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Socioambiental e o Comitê Estadual (CEINISA). Beltrão reforçou o compromisso do estado: “Estamos estruturando políticas, fortalecendo redes de cooperativas e apoiando negócios que transformam resíduos em oportunidades.”

Colaboração e multilateralismo

A essência do Fórum Nordeste de Economia Circular é a colaboração. Liu Berman destacou que a transformação é coletiva e acontece em rede, sendo vital o encontro entre empresas, governos e comunidades para gerar soluções reais.

O PNUD Brasil, representado por Leonel Neto, reforçou a urgência de alinhar as estratégias de desenvolvimento à lógica da circularidade, citando a máxima: “Não existe a possibilidade de descartar o planeta, porque não há um plano B.” Para ele, é crucial pensar o desenvolvimento industrial a partir dessa lógica e fomentar políticas públicas com visão abrangente das dimensões econômica, social e ambiental.

A Sudene também demonstrou seu papel ativo na agenda, anunciando o Data Nordeste, uma plataforma que reúne e disponibiliza indicadores estratégicos sobre a região, incluindo dados sobre o descarte de resíduos, facilitando a formulação de políticas alinhadas à sustentabilidade.

A participação ativa de estados como Alagoas no Simpacto, iniciativa com Sudene, Sebrae e BNB, que anunciou recursos para capacitação em economia de impacto, evidencia o compromisso regional em liderar essa transição. O Nordeste, ao integrar a resiliência cultural com a inovação econômica, busca se consolidar como referência nacional de um modelo de desenvolvimento mais justo, sustentável e, acima de tudo, circular.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

WhatsApp Image 2025-10-20 at 15.19
IMG-20251016-WA0158
economia circular
avicultura
Damare
Polo automtivo
Sergipe
Construnordeste (3)
Praça do Arsenal
WhatsApp-Image-2025-09-30-at-16.35

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }