O Governo de Alagoas realizou, nesta terça-feira (27), uma consulta pública em forma de oficina temática sobre transformação digital no governo. A iniciativa, inédita no país, recebe participação popular e pode contribuir tanto regional quanto nacionalmente no âmbito do planejamento federal, coletando demandas sociais e sugestões de melhorias ligadas à entrega de serviços públicos por meio da inovação digital.
Promovido pela Secretaria do Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o evento intitulado “Sociedade Digital: Transformação Digital no Governo, Economia e Cidadania” foi realizado no Centro de Inovações, no bairro de Jaraguá, polo tecnológico de Maceió e visa contribuir para a construção do novo Plano Plurianual (PPA) do governo estadual como destaca Thiago Ávila, Superintendente de Modernização da Gestão e Governo Digital.
“Alagoas está sendo o primeiro estado do país a promover um momento de escuta participativa para o plano plurianual. Isso é consequência, na verdade, de todo o esforço convergente do governo, do setor produtivo, da academia em prol dos temas da ciência, tecnologia, da inovação, da transformação digital. Inclusive a oficina foi pensada para ser feita no Centro de inovação porque esse lugar representa a união e integração desses atores em prol do desenvolvimento e da inovação do nosso estado”, destacou Ávila.
O Superintendente de Planejamento da Seplag, Genildo Silva, explica que a oficina faz parte de um calendário de ações que vêm sendo desenvolvidas em todas as nove regiões do estado com o objetivo de construir um Estado mais conectado, eficiente, inclusivo e menos burocrático.
“Além de ouvir a sociedade nessas regiões, nós também estamos discutindo temas específicos que elencamos como importantes. Sem a participação da sociedade, não conseguimos coletar as melhores ideias. Por isso, precisamos da sociedade para entender quais são os principais desafios que o governo pode enfrentar e para que possamos incorporar isso ao nosso planejamento nos próximos quatro anos com a ajuda de especialistas, da juventude e de toda diversidade da população também”, destacou Genildo.
Além da participação popular, foram convidados representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e gestores de entidades estaduais com interesse no tema. Durante as atividades, foram abordados temas como inclusão digital, privacidade e proteção de dados, ampliação e democratização da internet, uso consciente das redes e demais assuntos ligados à transformação digital.
Para Milton Pereira, professor de Direito Digital, que pesquisa sobre modernização nos serviços jurídicos e já participou de outras ações de consulta pública, o momento foi enriquecedor.
“Foi uma experiência única, uma chance de democratizar a oitiva dessas pautas populares, eu estava agora participando de um grupo voltado à escuta dos problemas relacionados à exclusão digital e falta de exclusão digital. E eu nunca tinha visto uma iniciativa de ir atrás da população para ouvir o que a população realmente deseja e precisa e ser implementado em políticas públicas”, destacou o professor.