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10 de outubro de 2025 13:54

Governo federal anuncia nova hidrovia no Rio São Francisco para transporte de cargas no Nordeste

Governo federal anuncia nova hidrovia no Rio São Francisco para transporte de cargas no Nordeste

Projeto prevê utilização de 1.371 km navegáveis com meta de movimentar 5 milhões de toneladas; obra será executada em três etapas e promete impulsionar economia regional
Foto: Reprodução/ Internet

O governo federal anunciou, na última sexta-feira (13), a criação de uma nova hidrovia no Rio São Francisco para transporte de cargas na região Nordeste. O projeto pretende utilizar 1.371 quilômetros de extensão navegável com a meta de movimentar até 5 milhões de toneladas de mercadorias.

Entre os principais produtos a serem transportados pela hidrovia estão insumos agrícolas, gesso, gipsita, calcário, grãos, bebidas, minérios e sal. A expectativa é que a nova rota fluvial contribua significativamente para o desenvolvimento econômico da região.

De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, a hidrovia terá papel estratégico para o avanço da infraestrutura e logística do Nordeste. “Será muito estratégica para o desenvolvimento da região”, afirmou. Ainda neste mês de junho, ele informou que irá assinar a delegação das obras à Companhia das Docas do Estado da Bahia. Em seguida, serão iniciados os estudos técnicos para viabilização do projeto.

Três etapas de execução

O plano será dividido em três fases. A primeira etapa contemplará um trecho de 604 quilômetros entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), passando por Sobradinho (BA) e chegando a Ibotirama (BA). As cargas transportadas nesse trecho poderão ser escoadas por rodovias até o Porto de Aratu-Candeias, localizado na Baía de Todos os Santos (BA).

Na segunda etapa, a hidrovia será expandida para o trecho entre Ibotirama e os municípios baianos de Bom Jesus da Lapa e Cariacá, com mais 172 quilômetros navegáveis. A conexão com os portos de Ilhéus e Aratu-Candeias será feita por meio da malha ferroviária.

Já a terceira fase do projeto prevê a ampliação da hidrovia em 670 quilômetros, estendendo o percurso até o município de Pirapora (MG).

Abrangência e impacto

O Rio São Francisco atravessa seis estados — Distrito Federal, Goiás, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco — e influencia diretamente a vida de mais de 11,4 milhões de pessoas em 505 municípios. A implantação da hidrovia deve ampliar as oportunidades de desenvolvimento regional, conectando áreas produtoras aos principais portos nordestinos.

Em janeiro deste ano, o governo já havia anunciado um conjunto de ações voltadas à ampliação da navegabilidade em hidrovias brasileiras. Entre as intervenções previstas estão dragagens nos rios Tapajós e São Francisco, além da manutenção de trechos dos rios Madeira, Parnaíba e Paraguai (tramo Sul).

No Rio Grande do Norte, está prevista ainda a instalação de estruturas de proteção (dolfins) na Ponte Newton Navarro, com o objetivo de garantir mais segurança para as embarcações e para a população que transita na região.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o Brasil possui atualmente cerca de 12 mil quilômetros de hidrovias navegáveis, mas o potencial de expansão é de até 42 mil quilômetros.

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