Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
27 de março de 2024 21:08

Indústria do Piauí vai gerar 12 mil empregos até 2025

Indústria do Piauí vai gerar 12 mil empregos até 2025

Segundo a CIEPI, as vagas surgirão porque muitos funcionários irão se aposentar nos próximos três anos

Por Redação
Para Piauí Negócios

A indústria do Piauí vai gerar pelo menos 12 mil empregos nos próximos três anos, para substituir trabalhadores que setor que vão se aposentar. Além disso, o setor vai precisar qualificar outros 35,2 mil funcionários que atuam nas quase 8 mil indústrias do Piauí e que precisam de atualização.

Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria e que foi divulgado no último dia 25 pelo Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI), em comemoração do Dia Nacional da Indústria. Federico Musso, presidente da entidade, informa que um dos objetivos do setor é ampliar o número de vagas e fortalecer a qualificação dos profissionais. “Temos realizado parcerias com instituição de ensino, IFPI e diálogos com os industriais como forma de incrementar novos conhecimentos e investimentos de inovação no setor”, disse.

As ocupações que mais terão vagas disponíveis são ajudantes de obras civis, alimentadores de linhas de produção, trabalhadores da indústria de alvenaria e de embalagem e etiquetagem. Ao todo, serão pelo menos 20 ocupações que precisarão ser preenchidas e/ou qualificadas em 11 áreas: construção, transversais, logística e transporte, metalmecânica, têxtil e vestuário, alimentos e bebidas, automotiva, tecnologia da informação, eletroeletrônica e gestão(veja quadro abaixo):

Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), existe a necessidade de formação de cerca de 74% dos profissionais para aperfeiçoamento. O boletim da Superintendência de estudos econômicos e sociais (CEPRO-PI) revela que as micro e pequenas empresas predominam no setor industrial do Piauí, correspondendo a 99%, e empregando 62% da mão de obra do setor, de acordo com os dados da RAIS 2018.  No Piauí, atualmente existem cerca de 7.905 Indústrias instaladas, que empregam mais de 50 mil profissionais formais.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Bahia-Farm-Show-2024-Syngenta-Digital
620x372x87507953_O-uso-massivo-de-energia-solar-por-aqui-que-ate-pouco-tempo-atras-parecia-uma-coisa-improva.jpg.pagespeed.ic
Pasto de bovinos (livres de febre aftosa) em fazenda na Bahia | Reprodução
Nova cesta básica
Estação de Tratamento de Água (ETA) Alto Sertão, localizada em Delmiro Gouveia
Cultivo de soja na região de Sealba | Foto: Ronaldo Ronan Rufino
Reprodução
Presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, (foto - 3º da esquerda para direita) com membros da ZEG Biogás - Foto: Assessoria
20240320_7EC2-FT_Divulgacao-1068x708
carro-eletrico15-03-2024-eo11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }