Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
11 de setembro de 2025 15:16

Mulheres empreendedoras impulsionam crescimento econômico em Alagoas

Mulheres empreendedoras impulsionam crescimento econômico em Alagoas

O número de empresas comandadas por mulheres cresce em Alagoas, impulsionado pelo empreendedorismo feminino. O Sebrae Delas tem sido fundamental nesse avanço
Foto: Divulgação

A presença das mulheres no comando de empresas em Alagoas vem crescendo de forma expressiva, refletindo uma mudança significativa no cenário econômico do estado. Dados da Junta Comercial de Alagoas (Juceal) apontam que, atualmente, 96.787 negócios são liderados por mulheres, um aumento de quase 16% em relação ao ano passado. Apesar dos avanços, desafios como acesso ao crédito e sobrecarga doméstica ainda dificultam a consolidação do empreendedorismo feminino.

Em entrevista ao Investindo Por Aí, Érica Pereira, gestora do programa Sebrae Delas, destacou que a ascensão das mulheres no mundo dos negócios vai além da geração de renda e promove transformações sociais importantes. “Nos últimos quatro anos, temos trabalhado para ampliar o acesso à capacitação e à formação de redes que fortaleçam as empreendedoras. No entanto, ainda há desafios significativos, como a necessidade de maior representatividade feminina em setores estratégicos e a dificuldade de conciliar os negócios com responsabilidades domésticas”, pontuou.

Avanço e desigualdade

O crescimento do empreendedorismo feminino não é uma tendência isolada de Alagoas. Segundo um estudo do Sebrae Nacional com base na PNAD Contínua (IBGE), o Brasil alcançou a marca de 10,4 milhões de mulheres donas de negócio, um aumento de 33% nos últimos dez anos. Entretanto, a taxa de empreendedorismo feminino no estado ainda está abaixo da média nacional e da média do Nordeste, atingindo 8,1%.

Outro dado que reforça as desigualdades de gênero no mercado é a diferença de renda entre empreendedores e empreendedoras. Apesar de serem, em média, mais escolarizadas, as mulheres que lideram negócios ainda recebem 24% menos do que os homens. A sobrecarga do chamado “trabalho invisível”, que envolve tarefas domésticas e cuidados com a família, também impacta a produtividade feminina. Enquanto os homens empreendedores dedicam cerca de 41 horas semanais a seus negócios, as mulheres trabalham, em média, 35 horas.

O estudo do Sebrae Nacional aponta que a maioria das empreendedoras brasileiras atua nos setores de Serviços (56,8%) e Comércio (25,1%). Em contraste, os homens estão mais distribuídos em áreas como Construção (19,9%), Agropecuária (14,9%) e Indústria (6,5%). Essa segmentação reflete tanto barreiras culturais quanto desafios estruturais enfrentados pelas mulheres na hora de empreender.

Sebrae Delas e ações de incentivo

Para impulsionar o crescimento sustentável dos negócios liderados por mulheres, o Sebrae Alagoas tem investido em iniciativas como o Sebrae Delas. Em 2024, o programa atendeu mais de 2.600 mulheres em 72 municípios, oferecendo capacitações, mentorias e oportunidades para a criação de redes colaborativas.

Além do Sebrae Delas, eventos como a Feira de Negócios Shopping Farol, o Conexão Delas Arapiraca e o Prêmio Mulher de Negócios também contribuíram para fortalecer o cenário empreendedor feminino no estado. “Tivemos um ano de conquistas e aprendizados. Muitas das nossas clientes, que receberam capacitação do Sebrae, agora atuam como instrutoras, retribuindo o conhecimento e fortalecendo a comunidade empreendedora”, ressaltou Érica Pereira.

Para 2025, a meta do Sebrae Delas é ampliar ainda mais suas ações e alcançar mulheres que ainda enfrentam barreiras para estruturar e expandir seus negócios. “As mulheres são realizadoras. Sabem negociar, coordenar e inovar. Nosso compromisso é continuar impulsionando esse potencial e promovendo um ambiente mais igualitário para o empreendedorismo feminino em Alagoas”, concluiu a gestora.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

metrô
Brasil-China
Renata Malheiros
Sudene
Porto de Maceió
apostas esportivas
NERD-Porto-Digital-1024x512
Hidrogênio verde (5)
tour virtual
Inovapalma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }