
Uma pesquisa inédita (“Produtoras rurais e a inovação no campo”), realizada pela Quiddity em parceria com a Bayer, lança luz sobre o papel protagonista das mulheres na modernização do agronegócio brasileiro. O estudo, que entrevistou gestores de propriedades rurais em todas as regiões, aponta que a inovação liderada por elas se manifesta em soluções criativas, como a valorização de resíduos para gerar novas fontes de renda, onde muitos enxergavam apenas descarte.
Mais de 80% dos entrevistados reconhecem que as mulheres agregam criatividade e propõem novas ideias, atuando como um “papel complementar ao homem”, conforme explica Rebeca Gharibian, da Quiddity. Essa sensibilidade se traduz em práticas de gestão que buscam conciliar a perenidade do negócio com o legado e a sustentabilidade.
A busca por conhecimento é central para esse movimento: 51% das mulheres afirmam buscar capacitação de forma constante. A sustentabilidade é o assunto de maior interesse, prioridade para 76% em cursos e palestras. Não por acaso, as práticas mais adotadas em suas propriedades são a rotação de culturas (89%), preservação de áreas nativas (87%) e o uso de bioinsumos (80%).
Apesar do reconhecimento da influência feminina (citada por 93% dos entrevistados), o levantamento aponta a necessidade de ampliar seu espaço em cargos de liderança. O fortalecimento de redes, como o Prêmio Mulheres do Agro, torna-se fundamental nesse contexto, atraindo mais de 350 inscritas na última edição e elevando o reconhecimento da atuação feminina no setor.