Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
10 de outubro de 2025 18:38

Nordeste investe na conectividade aérea para incrementar turismo regional

Nordeste investe na conectividade aérea para incrementar turismo regional

Um dos objetivos dessa nova perspectiva de divulgação dos destinos nordestinos no mercado internacional é reforçar para os turistas a possibilidade de criar um itinerário de viagens que inclua diferentes estados da região
Avião da Aireuropa no aeroporto de Salvador | 10 aeroportos do Brasil com maior número de passageiros internacionais
Foto: Reprodução/Internet

O Nordeste promoveu uma ação inédita para a região no mercado turístico internacional durante o Roadshow Visit Nordeste 2025, que aconteceu em abril nas cidades de Londres e Milão. O evento, organizado pela Embratur em parceria com o Consórcio Nordeste, marcou a primeira vez que o Nordeste foi apresentado para o público internacional como um produto turístico único e integrado.

Para Diego Pessoa, subsecretário de programas do Consórcio Nordeste e parte da missão que esteve presente no Roadshow Visit Nordeste 2025, unir toda a região como um único produto turístico é uma ação estratégica voltada para fortalecer o turismo da região como um todo e atrair mais turistas para visitar o Brasil usando os aeroportos do Nordeste como porta de entrada.

“Ao promover o Nordeste como bloco, conseguimos ampliar significativamente nosso alcance, destacando de forma conjunta a diversidade cultural, as belezas naturais e a infraestrutura turística dos nove estados”, afirma Pessoa. “Essa abordagem fortalece a narrativa do Nordeste como uma região unificada, de múltiplas experiências, e com grande potencial de atração para o turismo internacional”, conclui.

Os números recentes mostram o acerto da estratégia: apenas nos dois primeiros meses de 2025, o Nordeste brasileiro registrou um impressionante crescimento de 65,3% na chegada de turistas internacionais comparado ao mesmo período do ano anterior. O mercado europeu, tradicionalmente o segundo maior ponto de partida para turistas que visitam o Brasil, continua mostrando forte demanda, com aumento de 18,4% no fluxo de viajantes no início deste ano.

O portfólio apresentado aos operadores internacionais no roadshow é diversificado e abrangente, incluindo desde atividades exclusivas como a observação de baleias em Fernando de Noronha até vivências culturais imersivas no histórico Pelourinho de Salvador, além de destinos focados no ecoturismo que estão espalhados pela região.

Um dos objetivos dessa nova perspectiva de divulgação dos destinos nordestinos no mercado internacional é reforçar para os turistas a possibilidade de criar um itinerário de viagens que inclua diferentes estados da região. “O Nordeste conta com uma infraestrutura adequada, interligada por uma ampla malha aérea, rodoviária e com uma rede hoteleira diversificada e de qualidade”, comenta Diego Pessoa. “Isso permite tanto o fácil deslocamento entre os destinos quanto a permanência prolongada do visitante em diferentes localidades, fortalecendo o turismo de permanência e estimulando a circulação entre os estados”, conclui.

Um dos pilares da estratégia é a parceria com a TAP Air Portugal, companhia aérea que oferece atualmente as melhores conexões entre a Europa e o Nordeste brasileiro, com voos regulares para Salvador, Recife, Maceió, Natal e Fortaleza. Como parte das ações promocionais, a empresa realizou no roadshow um sorteio de passagens aéreas para que agentes de viagem europeus possam conhecer pessoalmente os atrativos da região.

O crescimento da conectividade aérea tem sido fator crucial para o sucesso da estratégia. Dados recentes mostram que apenas no primeiro trimestre de 2025 foram programados cerca de 5 mil voos conectando a Europa ao Brasil – um aumento significativo de 14% em relação ao mesmo período de 2024.

Segundo Raoni Fernandes, diretor da Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR), além das belezas naturais, a cultura do Nordeste é um dos pontos que mais chama a atenção do turista internacional. “A temperatura da água em nossas praias é vista como algo único. Mas principalmente a diversidade e riqueza cultural que cada estado apresentou”, diz o diretor. “A possibilidade de combos de experiência envolvendo aventura, ecoturismo, litoral, história e cultura, atraiu bastante a atenção das operadoras que visualizaram a capacidade de formatação de produtos turísticos inovadores”, conclui.

A estratégia do roadshow inclui também o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), que tem como objetivo ampliar ainda mais as conexões aéreas e a visibilidade dos destinos brasileiros no exterior. Os resultados já começam a aparecer, com previsão de mais de 1,5 milhão de assentos disponíveis nas rotas Europa-Brasil nos próximos meses.

Segundo Diego Pessoa, os resultados do roadshow indicaram que esse é só o começo de uma estratégia de sucesso para o turismo nordestino. “Um dos resultados mais significativos dessa missão foi a demonstração concreta do espírito de cooperação que une os estados da região Nordeste, especialmente na agenda do turismo internacional”, afirma Diego Pessoa. “O êxito da missão também impulsiona o Consórcio Nordeste a seguir promovendo novas ações conjuntas, ampliando a presença da região no cenário global do turismo. Além disso, a divulgação unificada também representa uma estratégia eficiente de otimização de recursos, permitindo o compartilhamento de gastos e a redução de custos para os estados, com ganhos coletivos em visibilidade e impacto promocional”, conclui o especialista.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

boi
fábrica
HM
neoenergia pernambuco
balança comercial
sudene-mg
tecto
joão azevedo
Arapiraca
Jovens - 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }