Com 109 shoppings centers locais distribuídos em 53 cidades, o Nordeste é o terceiro pólo com maior número de grandes centros comerciais, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Mas, além deles, o que vem movimentando ainda mais a economia e o comércio local e transformando o varejo brasileiro, são outros tipos de empreendimentos: os malls.
Diferentemente dos shoppings, os malls são centros comerciais menores, normalmente com apenas um piso térreo e acesso facilitado às lojas. Valorizando a conveniência dos clientes para que possam ter acesso a todos os serviços em um só “andar”, são destinados àqueles que desejam e buscam por serviços já definidos, como restaurantes, academias, mercados, cinema, entre outros.
Sua construção, geralmente, é feita em um bloco linear de lojas, em formato de L ou U, com o estacionamento logo à frente para a maior comodidade dos clientes que se deslocam até lá para resolver necessidades rápidas. Esse tipo de comércio, também chamado de ‘strip malls’ ou ‘strip centers’, tem custo de ocupação mais barato do que os shoppings convencionais, justamente por conta do modelo operacional ser mais simples e a estrutura mais básica.
O movimento é uma tendência em diversos países e regiões. Nos Estados Unidos, por exemplo, foi criado nos anos 80 e, a partir disso, foi se espalhando por diversos outros locais. No entanto, o conceito de pátios comerciais abertos chegou recentemente ao Brasil. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls), em parceria com a Brain, o país possui 79% de open malls com menos de dez anos de existência.
No Ceará, essa tendência também tem se intensificado. O estado recebeu uma grande expansão do número de shoppings centers ao longo das duas últimas décadas. De acordo com um levantamento feito pelo Diário do Nordeste, os malls – ou pátios comerciais – ganharam força de 2022 para cá, e a franca expansão deve seguir este ano. Um deles é o Harmony Mall Rota do Sol, localizado em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), Patriolino Dias de Sousa, o crescimento dos shoppings no Ceará reflete uma tendência nacional de ampliação e diversificação dos centros comerciais, mas com características próprias do mercado. “A estratégia desses empreendimentos ocorre de forma mais especializada em grandes centros urbanos, como Fortaleza e sua Região Metropolitana, onde há maior densidade populacional e poder de consumo.” No interior do estado, também é possível observar investimentos estratégicos, sobretudo em cidades pólo que exercem influência econômica regional.
Comparado a outras regiões do país, Patriolino acredita que o ritmo de crescimento do setor no Ceará tem sido expressivo, impulsionado pelo desenvolvimento econômico local, pelo fortalecimento do setor de serviços e pelo potencial turístico. Além disso, a busca por espaços de consumo que oferecem conveniência, segurança e entretenimento levou os investidores a apostarem em formatos variados de shoppings, incluindo centros comerciais de bairro.
Valor estratégico para empreendedores
O Harmony Mall, previsto para inaugurar ainda 2025, conta com unidades de redes como Mercadão São Luiz e academias Greenlife. Mas, por que empreendedores escolhem esse tipo de empreendimento para abrirem unidades de suas lojas?
Fernando Ramalho, presidente do Grupo São Luiz, conta que o principal objetivo do Mercadão é atender o público da melhor maneira possível, e acredita que o empreendimento em Caucaia atingirá essa meta. “Os pátios comerciais têm o modelo de operação voltado para o serviço e o cliente consegue ter várias necessidades atendidas no mesmo espaço. No Harmony Mall, isso será possível, porque reunirá conveniência, serviços e lazer em uma mesma área, atendendo a comunidade local e os passantes.”
Ramalho, além disso, afirma que a localização escolhida foi pensada de forma estratégica. “O Harmony Mall é uma unidade muito bem localizada, na Via Estruturante, principal rota para as praias do Litoral Oeste. Com o nosso mix de produtos, queremos atender aos moradores e aos turistas que se deslocam até a região litorânea.”
É a primeira loja do grupo que chega em Caucaia, resultado da consolidação do plano de expansão que iniciaram em 2024 para ampliar a presença do São Luiz a novas áreas, incluindo a região metropolitana de Fortaleza.
Outro empreendimento em formato de mall é o Pátio Castelão, localizado na Av. Alberto Craveiro. Segundo sua assessoria de imprensa, o local foi escolhido para atender a demanda por serviços e conveniência da região do Castelão e imediações, além dos quase 40 mil veículos que circulam diariamente pela Avenida Alberto Craveiro – uma das mais movimentadas de Fortaleza.
O setor de shoppings gerou, em 2024, mais de 205 mil vagas de emprego no Nordeste, segundo dados da Abrasce, e a região obteve um faturamento de R$ 38,1 bilhões, representando um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior. Glauco Humai, presidente da Abrasce, afirma que esses dados reforçam o potencial que o a região ainda tem de crescimento e de geração de novos empregos. Nesse contexto, espera-se que o Ceará continue sendo relevante dentro do cenário nacional, atraindo cada vez mais shoppings, empregos e visitantes para os estabelecimentos e, dessa forma, gerando riqueza para todo o país.