Conhecida pelas belezas naturais inconfundíveis, João Pessoa já virou um “xodó” para o verão dos turistas brasileiros e internacionais. Recentemente, o reconhecimento da cidade chegou ao ponto de ser escolhida pela plataforma Booking.com como um dos 10 destinos tendências para 2025. Contudo, o boom no mercado de eventos vem impulsionando, com cada vez mais força, o turismo para além da capital paraibana, em épocas do ano mais diversificadas.
Evidentemente que o verão marca a alta estação no turismo de João Pessoa e que algumas das principais programações da cidade estão localizadas nesse período. É o caso do pré-Carnaval e do Carnaval, que chegaram a 90% da ocupação hoteleira. Eventos privados também fomentam o turismo na capital e, nesse sentido, o governo do estado tem assumido um papel de protagonismo para divulgar João Pessoa como destino, participando de feiras e eventos nacionais e internacionais, apresentando a estrutura da cidade para investidores expandirem seus negócios para a cidade. Fruto desse trabalho, o Centro de Convenções de João Pessoa, que é um equipamento do Estado, esbanja a marca de ser um dos mais modernos e equipados do país e, só este ano, tem 145 eventos confirmados.
O produtor de eventos, Fábio Henrique, acredita que a relação de eventos-turismo é cíclica. Para ele, o sucesso de João Pessoa no turismo é fundamental para o bem-estar dos eventos, assim como o contrário também ocorre. “João Pessoa tem se tornado essa máquina que vem puxando o turismo no Brasil e isso é muito importante para o mercado de eventos. A gente viu um verão de 2025 como nunca antes e isso é fundamental, atrai um público diferente para o setor de eventos.”
Recentemente, o show de Roberto Carlos em João Pessoa foi um exemplo de evento que atraiu turistas de outras cidades para a capital paraibana. Promovida pela prefeitura local, para comemorar os 440 anos da cidade, o Rei levou cerca de 400 mil pessoas para uma apresentação gratuita na praia de Tambaú.
Eventos em toda Paraíba
Além de João Pessoa, outros municípios da Paraíba possuem um calendário de eventos recheados e que atrai muitos turistas ao longo do ano. Nesse aspecto, o São João é o principal motor do interior paraibano, com destaque para Campina Grande, que é considerada a maior festa junina do mundo e o evento mais conhecido do estado. Porém, festas da mesma natureza também atraem outros turistas e movimentam a economia, como o São João de Patos, o São João de Bananeiras, entre outras tantas cidades.
Além do São João, Campina Grande também possui o Carnaval da Paz e o Festival de Inverno que chega a 50 anos, por exemplo. Já Cabaceiras tem a Festa do Bode Rei e as cidades do Brejo realizam a Rota Cultural Caminhos do Frio. Por fim, João Pessoa e Campina Grande realizam o Salão do Artesanato Paraibano, que, nas edições deste ano, movimentaram mais de R$7 milhões de reais.
A Paraíba também vem se diversificando nos tipos de eventos promovidos. Hoje, o principal exemplo disso talvez seja a feira geek Imagineland, que fará sua terceira edição neste ano. Em 2025 o evento será em Campina Grande, em outubro, para marcar a inauguração do centro de convenções da cidade. Já nos dois primeiros anos o evento foi em João Pessoa, e na primeira edição do evento, quase 30 mil pessoas estiveram presentes. O Imagineland reúne grandes nomes nacionais e internacionais dos quadrinhos, cinema e televisão para três dias de convenção que vão desde exposições, venda de produtos até a exibição de painéis exclusivos.
Outro exemplo dessa diversificação é o Paraíba Beach Games, que terá a segunda edição neste ano de 2025. O evento, que acontece na praia de Tambaú – em João Pessoa – vai reunir cerca de 10.500 atletas de 14 modalidades, vindos de todo país.
O que explica esse destaque paraibano?
Em entrevista ao Investindo Por Aí, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba, Rosália Lucas, comentou sobre o momento de crescimento do estado no mercado de eventos. Para ela, investimentos realizados pelo estado foram capazes de impulsionar um atrativo natural da Paraíba que é o seu patrimônio cultural e histórico. “Melhoramos a infraestrutura de estradas e mobilidade urbana, fortalecemos parcerias com agências de viagens e companhias aéreas para facilitar o acesso de visitantes, e estruturamos a rede hoteleira e de serviços com programas de capacitação”.
A secretária destaca, ainda, o trabalho da segurança pública com indicadores de redução da criminalidade e ações específicas voltadas ao turismo. “Destaco o trabalho do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur), que atua de forma preventiva e ostensiva nas áreas de maior fluxo de visitantes, garantindo tranquilidade para turistas e organizadores. Esse conjunto de fatores fez com que os olhos do Brasil e do mundo voltassem para a Paraíba como palco de eventos de grande porte.”
Já para Fábio Henrique, o crescimento da Paraíba neste mercado está ligado diretamente ao crescimento da economia do estado de maneira geral. “A Paraíba é um dos estados que mais crescem no Nordeste, assim como João Pessoa como uma das capitais que mais se destacam. O mercado da Paraíba é uma realidade e está muito aquecido, independente do público, seja mais jovem ou adulto”.
Investimentos
Nos últimos anos, o investimento em eventos tem aumentado expressivamente, seja pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico ou outras secretarias, como a de Cultura. Segundo Rosália Lucas, o governo tem, por exemplo, edital com mais de R$400 mil para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação local, estadual, nacional ou internacional. Além de dedicar, este ano, mais de R$54 milhões para a realização do São João por todo estado, beneficiando mais de 90 cidades, é parceiro na realização do Imagineland, com investimento na ordem de R$180 milhões, e investiu cerca de R$15 milhões para a realização da segunda edição do Paraíba World Beach Games.
Novas ações
De acordo com dados do Fecomércio-SP com base em informações do IBGE, a Paraíba arrecadou R$244,5 milhões no primeiro trimestre de 2025. Em março, o setor registrou um aumento de 7,2% em relação ao ano anterior.
Mês | Receita (R$ milhões) |
Janeiro | 84,4 |
Fevereiro | 81,5 |
Março | 78,6* |
Total (1º trimestre) | 244,5 |
Pensando em expandir cada vez mais o potencial da Paraíba no turismo e nos eventos, o governo do Estado vem fazendo um grande investimento no Polo Turístico Paraibano. Segundo o governo, o maior polo planejado do Nordeste, fruto de parceria público-privada, oferecerá atrações e serviços, como resorts, um parque aquático, um parque temático, além de áreas comerciais e de entretenimento. Outra grande atração será o Boulevard dos Ipês, uma via pública que conectará o Centro de Convenções à praia. O Polo abrirá mais de 24 mil vagas de emprego e acrescentará mais de 11 mil leitos de hospedagem na capital.