Representantes da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) se reuniram com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, na última sexta-feira (6), em Porto Alegre. O objetivo foi discutir alternativas para garantir a sustentabilidade da cadeia orizícola no País. O encontro, realizado na sede da Conab, contou também com a participação da equipe técnica da empresa pública.
O setor arrozeiro solicitou a agenda em um momento marcado por uma queda acentuada no valor pago ao produtor, o que pode desestimular o cultivo na próxima safra e resultar em uma alta expressiva dos preços futuramente.
“Precisamos de equilíbrio de preços. Por isso, diante deste contexto, é muito importante a sensibilidade do governo de criar um instrumento para que o mercado volte a um patamar sustentável para toda a cadeia”, afirmou Renato Franzner, presidente da Abiarroz, após a reunião.
Durante o encontro, Edegar Pretto se comprometeu a promover uma nova reunião com o setor, desta vez em Brasília, em caráter interministerial, para buscar soluções às demandas apresentadas. “Esse equilíbrio é importante para o governo, para o produtor e, assim, vamos assegurar um preço equilibrado num período mais longo para os consumidores”, avaliou o presidente da Conab.
A queda nos preços é, entre outros fatores, resultado do aumento da safra no ciclo 2024/2025, que deve crescer 14,8% em relação à temporada anterior (2023/2024), passando de 10,58 milhões para 12,14 milhões de toneladas, conforme dados da Conab.
O encontro interministerial em Brasília está previsto para os próximos dias e contará com a participação da Abiarroz.