Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
10 de outubro de 2025 14:39

Setor arrozeiro discute com Conab alternativas para garantir sustentabilidade da cadeia orizícola

Setor arrozeiro discute com Conab alternativas para garantir sustentabilidade da cadeia orizícola

Reunião em Porto Alegre aborda queda nos preços pagos ao produtor e busca equilíbrio para evitar alta futura; novo encontro interministerial está agendado em Brasília
Foto: Divulgação

Representantes da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) se reuniram com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, na última sexta-feira (6), em Porto Alegre. O objetivo foi discutir alternativas para garantir a sustentabilidade da cadeia orizícola no País. O encontro, realizado na sede da Conab, contou também com a participação da equipe técnica da empresa pública.

O setor arrozeiro solicitou a agenda em um momento marcado por uma queda acentuada no valor pago ao produtor, o que pode desestimular o cultivo na próxima safra e resultar em uma alta expressiva dos preços futuramente.

“Precisamos de equilíbrio de preços. Por isso, diante deste contexto, é muito importante a sensibilidade do governo de criar um instrumento para que o mercado volte a um patamar sustentável para toda a cadeia”, afirmou Renato Franzner, presidente da Abiarroz, após a reunião.

Durante o encontro, Edegar Pretto se comprometeu a promover uma nova reunião com o setor, desta vez em Brasília, em caráter interministerial, para buscar soluções às demandas apresentadas. “Esse equilíbrio é importante para o governo, para o produtor e, assim, vamos assegurar um preço equilibrado num período mais longo para os consumidores”, avaliou o presidente da Conab.

A queda nos preços é, entre outros fatores, resultado do aumento da safra no ciclo 2024/2025, que deve crescer 14,8% em relação à temporada anterior (2023/2024), passando de 10,58 milhões para 12,14 milhões de toneladas, conforme dados da Conab.

O encontro interministerial em Brasília está previsto para os próximos dias e contará com a participação da Abiarroz.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

boi
fábrica
HM
neoenergia pernambuco
balança comercial
sudene-mg
tecto
joão azevedo
Arapiraca
Jovens - 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }