Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
9 de fevereiro de 2026 14:46

Sudene avalia alterações em fundos para o Nordeste

Sudene avalia alterações em fundos para o Nordeste

A Sudene também pretende destacar o uso da linha de crédito FNE Verde para ações de preservação da Caatinga, bioma considerado estratégico no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste
Comitê Técnico, formado por representantes dos conselheiros, debateu as pautas da reunião desta quarta (4) |Foto: Elvis Aleluia/ Sudene

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) definiu, nesta quarta-feira (4), a pauta da 36ª Reunião do Conselho Deliberativo da instituição, marcada para o próximo dia 17 de junho, às 10h, em formato virtual. Em destaque, os recursos dos Fundos Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que juntos movimentam investimentos estratégicos para a região.

Segundo o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, a reunião dará início às discussões sobre a alocação de quase R$ 50 bilhões do FNE para o ano de 2026. Já o FDNE, com orçamento de R$ 2 bilhões, deve priorizar investimentos em energia limpa e na Ferrovia Transnordestina.

A nova regulamentação do FDNE será analisada pelo colegiado, em conformidade com o Decreto nº 12.129/2024 e a Portaria Interministerial nº 3/2023, que ampliam competências normativas e operacionais da Sudene. As mudanças incluem prazos mais flexíveis para apresentação de projetos e novas diretrizes para contrapartidas de estados e municípios.

Outros pontos da pauta incluem a reprogramação do FNE em 2025, com ajustes nas regras de financiamento para imóveis e cooperativas de produção, e a revisão do Indicador de Desempenho do Banco do Nordeste.

A Sudene também pretende destacar o uso da linha de crédito FNE Verde para ações de preservação da Caatinga, bioma considerado estratégico no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). “Vamos priorizar os pequenos produtores e as iniciativas ligadas à economia criativa e ao artesanato”, afirmou Cabral.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

image (1)
e88191cb33acbe843d70ee6b60f835c9
Água
fruticultura
Prédios em João Pessoa 2
IBS
fiocruz
Sertão cearense
TJ RN
concessão parques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }