Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
15 de setembro de 2025 18:00

Três capitais concentram 87% dos voos internacionais no Nordeste, aponta Sudene

Três capitais concentram 87% dos voos internacionais no Nordeste, aponta Sudene

Salvador, Recife e Fortaleza lideraram a movimentação aérea internacional no 1º semestre de 2025; Sudene alerta para necessidade de investimentos em infraestrutura e diversificação de destinos
Corrente de comércio exterior nordestina atingiu US$ 24,97 bilhões no primeiro semestre de 2024 | Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Relatório divulgado na última semana pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) revela que três capitais concentraram a maior parte da movimentação aérea internacional na região no primeiro semestre de 2025. Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE) registraram juntas 1.824 pousos de aeronaves de passageiros vindas do exterior, o equivalente a 87% do total.

O levantamento integra o Boletim Temático – O Turismo no Nordeste e considera tanto voos regulares quanto pousos de aeronaves de outros destinos internacionais.

A capital baiana liderou em número de pousos, com 694 chegadas no período. Entre os principais destinos de origem estão Madri (Espanha), Santiago (Chile), Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Lisboa e Porto (Portugal), Paris (França) e Santa Cruz (Bolívia).

A Sudene destacou ainda que a Bahia foi o estado nordestino que mais recebeu turistas estrangeiros em 2024, com 143,6 mil visitantes, consolidando Salvador como referência nacional em turismo cultural e de lazer.

Recife e Fortaleza em destaque

Recife ficou em segundo lugar, com 568 pousos internacionais, vindos de Lisboa, Madri, Santiago, Buenos Aires, Orlando, Fort Lauderdale, Montevidéu, Córdoba, Assunção e Porto. Pernambuco recebeu 70,6 mil turistas estrangeiros em 2024, com destaque para o turismo histórico e cultural, além da função estratégica da capital como hub de conexões no Nordeste.

Fortaleza registrou 562 pousos, com rotas vindas de Lisboa, Madri, Paris, Buenos Aires, Miami, Orlando, Santiago e Caiena. O Ceará contabilizou 96,8 mil visitantes estrangeiros em 2024, apoiado no turismo de sol e praia, eventos e negócios, além da força do Centro de Eventos da capital.

Natal e Maceió em expansão gradual

Natal recebeu 219 pousos internacionais, oriundos de Lisboa e Buenos Aires. O Rio Grande do Norte recebeu 25,9 mil visitantes estrangeiros em 2024, crescimento de 27,3% em relação ao ano anterior.

Já Maceió teve 53 pousos no semestre, vindos de Buenos Aires, Montevidéu e Córdoba. Apesar do avanço na conectividade aérea, Alagoas registrou retração nas atividades turísticas durante a alta estação, reflexo de desafios relacionados à infraestrutura e diversificação de atrativos.

O relatório da Sudene enfatiza que a expansão da conectividade internacional precisa ser acompanhada de medidas estruturantes. Entre elas, estão a modernização de aeroportos e portos, melhorias no saneamento e na mobilidade urbana das cidades turísticas e a descentralização dos destinos.

O documento também recomenda ampliar a integração de rotas interestaduais, como a Rota dos Cânions do São Francisco, fortalecer o turismo cultural e religioso, além de explorar oportunidades no ecoturismo e no turismo de negócios. Outro ponto destacado é a qualificação da mão de obra e a adoção de práticas sustentáveis, como gestão eficiente de resíduos e redução da sazonalidade.

Empregos no setor

O turismo nordestino sustentou 433,3 mil empregos formais em 2024, segundo o Observatório Nacional do Turismo. Bahia, Pernambuco e Ceará concentraram 62,6% dessas vagas, especialmente em hospedagem e alimentação. A remuneração média no setor foi de R$ 1.819,87, o que equivale a 1,28 salário mínimo.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

missa
Cop 30 amazônia
queda da pobreza
Latam
indústria
Urban
Agroamigo
lençois maranhenses
metrô
Brasil-China

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }