Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
29 de outubro de 2025 12:56

Usina Caeté promove sua primeira Semana de Sustentabilidade em Alagoas

Usina Caeté promove sua primeira Semana de Sustentabilidade em Alagoas

A iniciativa buscou conscientizar os participantes sobre a importância da sustentabilidade, integrando tanto o público interno da usina quanto a comunidade local
Foto: Reprodução/Internet

A Usina Caeté promoveu sua primeira Semana de Sustentabilidade no município de São Miguel dos Campos, em Alagoas, com o objetivo de fortalecer sua agenda ESG e disseminar boas práticas ambientais, sociais e de governança entre seus stakeholders. O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de junho no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e reuniu colaboradores da empresa, estudantes e representantes de diversas instituições parceiras.

A programação incluiu palestras, exposições e apresentações culturais, com a participação de entidades como a Secretaria de Meio Ambiente de São Miguel dos Campos, a Associação Mulheres em Ação de Jequiá da Praia (Amaje), o Projeto de Apicultura da Palatéia, o Batalhão de Polícia Ambiental e o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA). Segundo Yuri Santos, coordenador do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Usina Caeté, a iniciativa buscou conscientizar os participantes sobre a importância da sustentabilidade, integrando tanto o público interno da usina quanto a comunidade local.

“Nosso público-alvo para esse evento incluiu colaboradores, instituições de ensino, órgãos governamentais e parceiros estratégicos, buscando engajar a todos em nosso compromisso com um futuro mais sustentável”, explica Yuri Santos. “Trazer esse público foi bastante importante, pois contribui com a educação, conscientização e mudança de comportamentos produzindo um efeito multiplicador”, conclui.

Entre os temas abordados, destacaram-se as ações ambientais desenvolvidas pela Caeté, como sistemas de reúso de água, gestão de resíduos, preservação de áreas verdes e a criação de reservas naturais. Especialistas presentes no evento também discutiram a conservação de espécies locais ameaçadas de extinção, como o Papagaio-chauá e o Papagaio-do-mangue, e a importância da colaboração entre setor privado, poder público e sociedade civil para a proteção do meio ambiente. A programação contou ainda com atividades interativas, incluindo uma peça teatral que abordou de forma lúdica os impactos da poluição e o papel de cada indivíduo na construção de um futuro mais sustentável.

“Através da palestra do Fernando Pinto, do Instituto para Preservação da Mata Atlântica, podemos perceber quão vulnerável está o bioma da Mata Atlântica e a importância de conservá-lo para salvar espécies em perigo como o mutum-de-alagoas e a choquinha-de-alagoas”, comenta o coordenador. “Além disso, outro ponto de destaque na programação foi o teatro do SESI, que trouxe de forma descontraída ações de conscientização que precisamos ter com o gerenciamento de resíduos e preservação do meio ambiente”, conclui.

Segundo Yuri Santos, ao engajar a sociedade em ações ambientais como a Semana de Sustentabilidade, a Usina Caeté já se posiciona em um lugar de liderança quando o assunto é proteção do meio ambiente. “A Usina Caeté tem uma postura proativa, inovadora e de alto comprometimento com a sustentabilidade”, diz Yuri Santos. “Além de ter sido uma das primeiras empresas a produzir bioenergia excedente, a Usina Caeté também é destaque no comércio de créditos de carbono em Alagoas”, conta o coordenador.

A Usina Caeté planeja dar continuidade ao projeto com novas edições do evento em outras unidades, ampliando o diálogo sobre sustentabilidade e reforçando seu compromisso com o desenvolvimento responsável. A próxima edição da Semana de Sustentabilidade já tem data marcada: será realizada entre os dias 1º e 2 de julho, na cidade de Penedo, também em Alagoas, com a participação de novas instituições e comunidades locais.

“Os eventos como a Semana da Sustentabilidade são fundamentais para uma gestão de stakeholders eficaz”, comenta Yuri Santos. “Eles não apenas servem como termômetro do engajamento atual, mas também aprofundam o relacionamento com essas pessoas e aumentam o comprometimento da comunidade com os objetivos e valores da empresa”.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Invest pi
sem_titulo-1_70
mulheres no agro (2)
Porto-de-Natal-1
Mulheres no agro
Sudene
Hidrotintas 2
aeroporto
Carnaval Salvador
Porr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }