Em “safra de balanço” dos 100 primeiros dias de gestão, o governo da Bahia tem se esforçado por sinalizar investimentos em tecnologia. O atual governador, Jerônimo Rodrigues, em viagem a China, envia sinais sobre suas parcerias com empresas de tecnologia tanto para a área de transporte quanto para educação.
O balanço feito pela gestão estadual dos primeiros 100 dias de governo inclui conclusão de várias obras civis, tanto em escolas de regime integral, quanto unidades básicas de saúde e postos policiais. Obras de infraestrutura, com finalização de melhorias em rodovias estaduais, também aparecem da comunicação do governo.
Mas o destaque principal vem para obras de grande repercussão. É o caso da implantaão do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Salvador, cuja licitação foi vencida pela chinesa BYD, em consórcio com a Metrogreen. A licitaçao foi vencida em 2018, com proposta de investir até R$ 1,5 bilhão. O VLT ligará a região do comércio de Salvador à Ilha São João (no município vizinho de Simões Filho). Um modelo semelhante de atuação e de equipamento foi visitado nos últimos dias pelo governador baiano no distrito de Bishang, na China.
Uma vez na Ásia, a gestão de Jerônimo Rodrigues também divulga a visita a empresas como a Huawei. Responsável pela implantação da infovia de Salvador. a empresa chinesa já executou projetos de gestão tecnológica para a Secretaria de Segurança Pública. Agora, modelos de conectividade implantados em escolas chineses parecem servir de inspiração para o governo baiano.