Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
1 de novembro de 2024 15:59

Paulo Dantas garante investimentos para potencializar o turismo na Barra de Santo Antônio

Paulo Dantas garante investimentos para potencializar o turismo na Barra de Santo Antônio

Governador visitou o novo empreendimento turístico e garantiu recursos para infraestrutura e início da iluminação da AL 101 Norte
Governador Paulo Dantas em visita ao novo empreendimento que gera emprego, renda e desenvolve o turismo na Barra de Santo Antônio | Foto: Agência Alagoas
Governador Paulo Dantas em visita ao novo empreendimento que gera emprego, renda e desenvolve o turismo na Barra de Santo Antônio | Foto: Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas visitou, na manhã desta  terça-feira (23),  o novo empreendimento turístico da Barra de Santo Antônio, o Lontra Beach Club, e anunciou novos investimentos em infraestrutura no município localizado no Litoral Norte de Alagoas. 

 Para o governador, o investimento destacado para a cidade é considerado o maior de todos os tempos. 

“Estamos fazendo em Barra de Santo Antônio o maior investimento em infraestrutura de todos os tempos.  Nós estamos pavimentando 100% das ruas da cidade e iniciaremos a iluminação dessa rodovia, um compromisso firmado com o grupo Ritz e Vila Galé, que vai trazer mais segurança e facilitar o ir e vir das pessoas,”, anunciou o governador durante a visita.

 O governador ressaltou, ainda, que Alagoas deve repetir os mesmos excelentes indicadores sociais e econômicos que registrou em 2023. 

“O nosso governo tem dado todo o incentivo ao turismo porque nós entendemos que é através do turismo que vamos salvar vidas, vamos conquistar muitos empregos, alavancar o nosso Produto Interno Bruto [PIB] e o nosso crescimento econômico. Eu tenho certeza que em 2024 vamos ter indicadores econômicos e sociais extraordinários, como tivemos no ano de 2023”, assegurou o governador Paulo Dantas.

Governador Paulo Dantas e a secretária Barbara Braga visitam o Lontra Beach Club na Barra de Santo Antônio.| Foto: Agência Alagoas
Governador Paulo Dantas e a secretária Barbara Braga visitam o Lontra Beach Club na Barra de Santo Antônio.
| Foto: Agência Alagoas

Paulo Dantas disse, também, que o combate à pobreza em Alagoas é contínuo, e os resultados desta política prioritária do Governo refletem no crescimento econômico.

“Nós recebemos uma informação do IBGE, uma informação oficial, uma fonte muito importante de credibilidade, que entre 2021 e 2023 nós tiramos quase 450 mil pessoas da pobreza. Então isso é um indicador muito importante, pois dialoga com o crescimento econômico, com a geração de emprego, com os investimentos que estão chegando por parte dos investidores do próprio estado de Alagoas, investidores sérios e também os investidores que estão vindo de fora”, acrescentou o governador.

Paulo Dantas parabenizou o trabalho do empresário Pietro Coelho, proprietário do Lontra Beach Club, do grupo Ritz, que vem investindo cada vez mais no setor turístico em Alagoas.

“Eu fico muito feliz com o Pietro também porque ele tem, além de um compromisso com o próprio grupo, para que tenha rentabilidade, ganhe recursos, cresça, se desenvolva, tem também um compromisso ambiental que é muito sério. A gente pode ver aqui num projeto bem estruturado aqui do Lontra, e o compromisso social que ele tem com a Barra de Santo Antônio, com o estado de Alagoas, com 80% da mão de obra  local, e a maior parte dessa mão de obra foi toda capacitada pelo programa Escola do Turismo, que  completou um ano agora e fizemos um evento no Palácio República dos Palmares. É esse trabalho conjunto, integrado, conectado com o setor produtivo que vai levar o Estado de Alagoas a continuar se destacando por boas práticas, bons programas e vai continuar se desenvolvendo e fazendo a felicidade das pessoas porque no final do dia eu entendo que as pessoas querem conseguir um emprego, querem trabalhar, querem cuidar melhor da sua família”, observou o governador.

Visita ao Lontra Beach Club | Foto: Agência Alagoas
Visita ao Lontra Beach Club | Foto: Agência Alagoas

O proprietário do Lontra Beach Club, Pietro Coelho, explicou que o empreendimento é o precursor de um projeto imobiliário na Barra de Santo Antônio que será finalizado até mais ou menos setembro de 2029.

“Nós decidimos, claro, montar essa operação aqui, investir nesse primeiro momento quase R$ 45 milhões em virtude do excelente trabalho que vem sendo realizado pelo governo do Estado, muito focado também na questão do desenvolvimento turístico. Eu acho que nunca antes se investiu tanto em turismo, então hoje a Secretaria do Turismo do Estado de Alagoas tem muita força para bater de frente com os principais produtos turísticos do Brasil”, enfatizou Pietro, que anunciou mais dois investimentos na região, um hotel botequi com 178 leitos, que começa a ser construído este ano e será entregue em 2026, e um resort com 750 leitos que deverá estar concluído até  2029. Os dois empreendimentos deverão gerar mais de mil empregos diretos.

O Lontras Beach Club tem, aproximadamente, 500 metros de praia, beira-mar, por quase 20 mil metros de fundo, e recebeu esse nome porque ao fundo chega-se no rio da Barra de Santo Antônio, que tem uma moradia de lontras.

Para a secretária de Turismo, Barbara Braga, a instalação do Beach Club Lontra representa o processo de interiorização e o Governo de Alagoas que está focando bastante nos investimentos em infraestrutura logística para o turismo, e em outros municípios que não seja somente na capital.

“E a iniciativa privada está acreditando no destino, está não só investindo, mas reinvestindo, como é o caso do Lontra que faz parte do grupo Ritz, que já tem dois hotéis em Maceió, recentemente inaugurou um na Barra de São Miguel, o que também valorizou a infraestrutura hoteleira chegando em nossa região sul. É importante lembrar que foi um investimento de cerca de R$ 40 milhões, o que gerou cerca de 100 empregos diretos. E estamos aqui muito felizes por conhecer o pessoal que foi contratado através do Escola do Turismo. Então, sem dúvida algum, um dos grandes diferenciais do estado de Alagoas, como a gente sempre pontua, é essa parceria público-privada, saber que o nosso investidor Alagoano, ele não só investe, como ele acredita no governo”, acentuou a secretária.

Aumento de turistas estrangeiros

A secretária de Turismo anunciou, em primeira mão que Alagoas registrou um aumento de quase 43%, em junho, no número de chegada de turistas estrangeiros.

“Nós tínhamos divulgado que de janeiro a maio esse número estava em 36%, então junho deu de fato um ganho muito expressivo na chegada dos turistas estrangeiros e a gente vem fazendo esse trabalho desde a infraestrutura até o segmento de promoção do destino para que a gente conquiste cada vez mais turistas internacionais aqui no Brasil”, enfatizou Bárbara.

O sócio operador do Lontra, Ari Sampaio, disse que a proposta do Beach Club Lontra é oferecer um serviço diferenciado para os turistas que querem usufruir da beleza da praia de Carro Quebrado.

O Lontra tem 2.300 metros quadrados de área construída, com capacidade para atender durante a semana 550 pessoas e no fim de semana 750 pessoas, com estrutura de um restaurante para 250 pessoas, brinquedoteca climatizada, quatros lojas, durante cozinhas, além de área para realizar eventos com capacidade para mil pessoas.

Visita ao empreendimento Lontra Beach Club | Foto: Agência Alagoas

Visita ao empreendimento Lontra Beach Club | Foto: Agência Alagoas

O beach club começou a funcionar em junho e emprega mais de 100 pessoas, entre recepcionistas, garçons, seguranças, cozinheiro e serviços gerais, além de gerar 500 empregos indiretos, com capacidade O investimento foi de R$ 42 milhões.

O empreendimento vem dando oportunidade de empregos a muitos moradores da região, a exemplo da recepcionista Crislane Amanda. Ela é egressa da Escola de Turismo, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo, para preparar profissionais para atuar na área de turismo.

Trabalhando há dois meses no Beach Club Lontra, como recepcionista, ela disse que o aprendizado nos cursos ofertados pela Escola de Turismo foram fundamentais para conquistar a vaga no novo emprego.

“Fiz três cursos na Escola de Turismo: de recepcionista, informática e qualidade de Atendimento ao Turista. ” Eu era secretária administrativa num escritório aqui na Barra de Santo Antônio que mudou de administração.  Fiquei sem saber o que fazer quando fiquei desempregado e tomei conhecimento pelo Instagram dos cursos da Escola de Turismo e me inscrevi para fazer o curso de recepcionista ministrado no Instituto Ilha da Croa. Quando entrei no curso descobri que aquilo era o que gostaria de fazer e estou muito feliz hoje trabalhando aqui no Lontra, porque gosto muito de acolher pessoas”, diz Amanda, que não pretende parar e já aguarda o curso de idiomas na Escola de Turismo.

Também acompanharam a visita a deputada estadual Cibele Moura, o prefeito de Paripueira, Abraão Moura e o empresário Tito Uchôa.


Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Lançamentos da Telesil terão unidades disponíveis à venda com entrada parcelada em 60 vezes, zero ITBI e registro grátis | Foto: Divulgação
0eadb3f1-cf6f-4d63-abdc-7eb99d2c63fe
Engemat anunciou o lançamento do Villas de Lisboa, primeiro empreendimento do complexo Vilas Lusitanas, durante a Feira Minha Casa Própria | Angélica Reis
IMG_0965
Fiea
WhatsApp Image 2024-10-25 at 10.33
WhatsApp Image 2024-10-23 at 12.07
image_processing20210320-29999-f63nvk
restaurante
CBPM-e-Brazil-Iron-fecham-parceria-para-viabilizar0129209500202410191754-ScaleDownProportional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }