Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
24 de maio de 2024 23:45

Acadeal comemora 33 anos e celebra sucesso do setor atacadista em Alagoas

Acadeal comemora 33 anos e celebra sucesso do setor atacadista em Alagoas

A ocasião homenageou figuras importantes para o desenvolvimento do setor produtivo no estado.
Foto: Acadeal

Na última sexta-feira (26), a Associação do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas realizou a cerimônia de comemoração de seus 33 anos de atuação. A solenidade contou com a presença de diversos empresários do ramo e líderes do governo, entre outros representantes e incentivadores de renome do setor.

O atual presidente da Associação, Almir Rogério da Silva explica que a comemoração festeja não apenas a longevidade da entidade, mas também o sucesso em números do setor para a economia de Alagoas.

“Hoje nós representamos 1/3 da arrecadação do Estado de Alagoas, nós temos 126 associados que tiveram um faturamento anual de cerca de 10,4 bilhões. Nós geramos 54 mil empregos diretos e indiretos, então é um setor gigante da economia Alagoana, que hoje tem nas rodovias rodando mais de 100 mil veículos entre próprios e agregados”, conta Almir.

Uma das formas de cálculo do valor de faturamento citado pelo presidente da associação é obtido por meio de um ranking realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD). Neste ano, o estado de Alagoas foi que teve maior número de empresas participando da pesquisa.

“Esse ano a Acadeal teve um papel fundamental no recorde do nosso ranking, que vai ser publicado agora em maio. Esse ranking já existe há várias décadas e ele contempla uma quantidade significativa de empresas. E esse ano nós tivemos o recorde, foram 740 respondentes e a Cadeal foi a recordista da quantidade de respondentes entre todas as filiais do Brasil”, enfatiza Leonardo Severini, presidente da ABAD. 

Leonardo destaca o trabalho da Acadeal como filiada, que segundo ele, tem sido exemplar para outras filiadas em todo o Brasil. Leonardo veio pela terceira vez a Maceió prestigiar a entidade e enfatiza o merecimento de destaque no cenário nacional.

“Hoje eu vejo que o estado de Alagoas é um estado proeminente, um estado em que os protagonistas políticos estão exercendo um belo papel e fazendo com que o estado tenha o seu destaque, consiga exportar serviços, exportar a produção, exportar tecnologia também, são fatores que devem ser considerados”, afirma o presidente da ABAD.

O trabalho de diálogo entre a Acadeal e o setor público

Almir fala sobre como o trabalho da Acadeal contribui para a geração de emprego e renda do setor produtivo, e consequentemente para o desenvolvimento do estado. Para ele, a atuação da entidade deve estar sobretudo alinhada ao diálogo com o setor público.

“Através do diálogo, só no ano de 2023, nós conseguimos mais isenção de impostos para hotéis, pousadas e similares, nós conseguimos uma isenção para bares e restaurantes, para panificadoras e conseguimos a remissão de imposto sobre estoque que era uma luta muito grande o setor produtivo travou, mas através do diálogo, a Acadeal participou, se envolveu e conseguiu contribuir”, comenta o presidente.

Alguns dos nomes homenageados da noite foram o governador Paulo Dantas, o deputado federal Isnaldo Bulhões e o Secretário-executivo do Ministério dos transportes, George Santoro. George pontua a importância da atuação da entidade e também o reconhecimento de seu trabalho enquanto ainda era secretário da Fazenda de Alagoas.

“A Acadeal é a associação que organizou o comércio atacadista no estado de Alagoas. Isso é muito importante porque os atacadistas chegam lá na ponta, lá no interior, então quanto melhor o trabalho deles, melhor a logística, mais reduz os custos”, enfatiza o secretário-executivo. 

“Na época que eu entrei como Secretário da Fazenda, a gente discutiu os benefícios tributários, e Alagoas hoje tem o melhor benefício tributário paro setor de atacadistas, isso é importante porque a gente trouxe muitas empresas do setor de distribuição e atacado, inclusive multinacionais como a Natura”, relembra.

“Então essa homenagem para mim hoje foi um reconhecimento que me deixou muito feliz, pois como a gente consegue perceber, agora a posição de Alagoas em relação ao Nordeste, até mesmo ao Brasil nesse segmento, deu um pulo. Cresceu o faturamento e é o terceiro maior arrecadador de tributos no estado”, ressalta George.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Imagem do WhatsApp de 2024-05-24 à(s) 10.44
Galvanifertilizantespng
pina - recife
tijolos-ecologicos-
(Foto: Romain Dancre/Unsplash)
img13-1
Praia de Carneiros | Reprodução
WhatsApp Image 2024-05-17 at 14.23
Imagem aérea de bairro de Marechal Deodoro | Foto: Ricardo Ledo
i

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }